No último domingo (24/11), a Sambay, considerada a primeira roda de samba voltada ao público LGBTQIAPN+ do Brasil, recebeu a Medalha Pedro Ernesto, maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A ideia da homenagem partiu da vereadora Monica Benicio (PSOL), e o evento de entrega aconteceu no Terrasse, na região central da capital fluminense.
”Além de ser um dos meus lugares preferidos na cidade, a roda do Sambay é um espaço seguro e digno para nossa comunidade, onde podemos nos divertir sem preconceito e amar sem temer por nossas vidas”, ressalta Monica, única parlamentar declaradamente lésbica da Câmara.
Vale ressaltar que Benicio também é autora do projeto de lei 3.403/2024, que declara a Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio, realizada também no último domingo, de interesse cultural, social e histórico para a cidade.
”O PL é uma ferramenta de luta dos movimentos sociais para cobrar do poder público o reconhecimento e a garantia de direitos básicos. O Brasil lidera o ranking de países que mais matam LGBQTQIAP+. Ainda precisamos lutar contra o preconceito que deslegitima nossas famílias, que nos dificulta o acesso à educação e a entrada no mercado de trabalho, que nos viola e nos mata cotidianamente. Enquanto a LGBTfobia for uma realidade na nossa sociedade, precisamos seguir construindo iniciativas e ações concretas para reforçar o combate a toda forma de discriminação contra nós”, diz ela.