Carioca 2024 começa nesta quarta; confira times participantes, regulamento e mais

Com Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco como favoritos, Estadual é o primeiro torneio para as equipes do RJ na temporada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tiquinho Soares, Germán Cano, Arrascaeta e Payet em ação por Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco, respectivamente - Foto: Reprodução

Tem início, nesta quarta-feira (17/01), a edição 2024 do Campeonato Carioca. Ao todo, serão 12 equipes disputando o título.

Além dos sempre tradicionais Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama, participam também do torneio Audax, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.

Favoritos

O atual bicampeão é o Fluminense, que venceu a competição em 2022 e 2023. Para esse ano, o Tricolor aposta na manutenção do técnico Fernando Diniz e da base que conquistou também a Copa Libertadores da América no ano passado, acrescido do experiente meio-campista Renato Augusto, ex-Corinthians. Em contrapartida, o zagueiro e capitão Nino deixou o clube rumo ao Zenit-RUS.

Time-base: Fábio; Samuel Xavier, Marlon (Antônio Carlos), Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli (Alexsander) e Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano – Técnico: Fernando Diniz.

Advertisement

Já o Flamengo, comandado por Tite e campeão pela última vez em 2021, tenta deixar para trás um 2023 sem títulos. Sem o ídolo Everton Ribeiro, que não renovou contrato e acertou com o Bahia, o Rubro-Negro repôs a perda com o meia De La Cruz, um dos principais nomes do futebol uruguaio.

Time-base: Rossi; Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar (Allan), Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol) – Técnico: Tite.

O Botafogo, por sua vez, tenta deixar para trás a frustração relacionada ao Campeonato Brasileiro, que, além da perda do título após mais de 30 rodadas na liderança, terminou até mesmo sem vaga direta na Libertadores. O Alvinegro manteve Tiago Nunes no comando técnico e fez algumas mudanças no elenco, especialmente no setor defensivo, com a saída, por exemplo, do goleiro Lucas Perri e dos zagueiros Adryelson e Víctor Cuesta. Os atacantes Savarino e Jeffinho – de volta ao clube após temporada no Lyon-FRA – são os principais reforços para a temporada.

Time-base: Gatito Fernández (John); Lucas Halter, Danilo Barbosa e Alexander Barboza; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Eduardo e Marçal (Hugo); Savarino (Júnior Santos), Jeffinho (Victor Sá) e Tiquinho Soares – Técnico: Tiago Nunes.

Por fim, o Vasco visa um 2024 diferente em relação a 2023, quando se livrou do rebaixamento à Série B apenas na última rodada do Brasileirão. Dando sequência ao projeto como SAF, o Cruzmaltino aposta na experiência do técnico Ramón Díaz e no entrosamento de jogadores que chegaram ao clube no segundo semestre do ano passado e são esperança para a atual temporada, como Medel, Paulinho, Payet e Vegetti.

Time-base: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho, Praxedes (Marlon Gomes) e Payet; Adson (David) e Vegetti – Técnico: Ramón Díaz.

Outros times

Entre as equipes consideradas de menor expressão, a Portuguesa, com o experiente centroavante Hernane Brocador, e o Volta Redonda, com Felipe Maestro como treinador, despontam como as que mais podem incomodar os grandes.

Regulamento

No 1º turno, isto é, a Taça Guanabara, os 12 times que compõem o Cariocão se enfrentam, com os 4 primeiros colocados se classificando às semifinais e, posteriormente, os vencedores dessa fase disputando a final. O campeão sai no dia 07/04.

Já quem terminar a 1ª fase entre o 5º e 8º lugares disputará a Taça Rio, espécie de ”prêmio de consolação”, mas que vale vaga para a Copa do Brasil de 2025.

O último colocado na Taça Guanabara, por sua vez, será rebaixado à Série A2, que corresponde à Segunda Divisão do Estadual.

1ª rodada

  • Portuguesa x Bangu – 17/01 – 16h50 – Luso Brasileiro
  • Botafogo x Madureira – 17/01 – 19h – Nilton Santos
  • Flamengo x Audax – 17/01 – 21h30 – Arena da Amazônia
  • Nova Iguaçu x Sampaio Corrêa – 18/01 – 15h45 – Jânio Moraes
  • Vasco x Boavista – 18/01 – 19h30 – São Januário
  • Volta Redonda x Fluminense – 18/01 – 21h30 – Raulino de Oliveira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca 2024 começa nesta quarta; confira times participantes, regulamento e mais
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui