O Réveillon 2012/2013 foi um sucesso em Copacabana, com mais de 2 milhões de pessoas comemorando juntas a passagem de ano. Mas como bem notou o meu amigo Fox Xavier o carioca é um bicho estranho. Leia o texto de autoria do Fox e diga-me, é verdade, não é?
Carioca é um bicho estranho por Fox Xavier
Carioca é um bicho estranho demais. O desgraçado sai da sua casa no dia 31/12, enfrenta engarrafamento, ônibus lotado, metrô absurdamente cheio, caminhada e pouquíssimo espaço na areia e nas ruas, fica em pé por horas, aguenta tudo que é tipo de confusão, sabe que pode ser assaltado no meio da multidão, ser pisoteado até, em caso de brigas. Mas nada disso importa, ele está lá com suas roupas brancas, seu espumante, bebidas no isopor cheio de gelo hiper inflacionado, adquirido ali mesmo na praia.
Ele suporta o show de uma vencedora de um reality show qualquer, Claudia Leite e uma série de cantores chatos. Tudo isso pra aguardar a contagem regressiva. Parece que em 10 segundos todo o sufoco do seu dia vai finalmente valer a pena, quando enfim…Um show de luzes é visto nos céus, o clima de festa atinge todos, abraços, beijos e muitos desejos de sucesso, saúde e paz. Agora o carioca vai como um guerreiro até sua casa, caminhar cerca de dois quilômetros ou enfrentar o mesmo metrô lotado, alguns são mais safos, resolvem passar a madrugada ali mesmo, dormindo feito um empanado na areia.
No dia seguinte, o carioca acorda tarde, almoça assistindo o RJ TV, vê o resumo da festa. Lá no meio da tarde seus amigos e parentes ligam, mandam mensagens pra saber quem sobreviveu ao caos coletivo. No final da conversa o carioca sempre solta sua frase mais emblemática: “Foi o melhor réveillon de todos, ano que vem estamos lá outra vez!” É a conclusão de uma jornada que deve se repetir em 365 dias…
Carioca é um bicho estranho demais!