Se quem só anda de carro já reclama do tempo que fica no trânsito, imagine quem tem de usar o transporte público carioca? Para efeito de comparação, dia destes o Google Maps dava de tempo estimado da Freguesia para Humaitá de carro 48 minutos, de ônibus seriam 2h:48, QUASE TRÊS HORAS, sem contar o tempo esperando o ônibus! Se for o mesmo tempo para voltar, uma pessoa gastaria 1/4 do seu dia só no trânsito.
Então não é de surpreender a pesquisa divulgada pelo app Moovit e publicada no Extra que mostra que o carioca perde mais tempo por ano com transporte público do que com férias. Em média o carioca passa duas horas e 11 minutos, deste tempo 38 minutos são esperando chegar o ônibus, trem ou metrô.
O Rio só ganha, entre as cidades que tem o app, de Bogotá (134min) e Los Angeles (133min), e bem por pouco, no Rio a média é de 131min, a maior do hemisfério sul. Gastamos 10 minutos a mais que São Paulo, tempo de 121 minutos. A média do país é 119 minutos.
E ainda insistem para a classe média deixar o carro em casa. Mas como? Enquanto o transporte público não oferecer dignidade, quem tiver condições de ter um carro, o usará. Lembrando a frase que país desenvolvido não é aquele que pobre tem carro e sim que rico usa ônibus.