Em uma viagem ao Japão, no ano de 2018, a jovem empresária Giovanna Molinaro, de 25 anos, ficou encantada ao visitar algumas cafeterias do país asiático, que permitem que humanos e gatos convivam harmonicamente no mesmo ambiente. Não demorou muito, e Molinaro trouxe esse conceito mundialmente famoso de empreendimento comercial – conhecido como “Cat Café” – para terras cariocas. Nesta terça-feira (21/07), ela inaugurou em Botafogo, na Zona Sul da cidade, o GatoCafé, primeiro espaço com essa temática no Rio.
Arquiteta de formação e amante de gatos, ela conta que tudo na nova Casa remete aos animais. Desde a fachada, passando pela decoração personalizada, até as comidas e bebidas servidas. Inspirado nesse formato oriental que logo se espalhou pelo mundo, a jovem se associou a sua mãe, Branca, para poder realizar o sonho, que hoje tem endereço, um imóvel centenário, tombado pelo Iphan, no número 26 da Rua das Palmeiras.
Molinaro diz que já durante sua estadia no Japão teve a certeza que queria abrir um negócio trazendo o conceito CatCafé para o Rio, mas não chegou a por a ideia em prática porque não pensava em empreender na época, além de já ter um emprego fixo.
“Quando eu conheci o CatCafé eu achei muito mais incrível do que eu imaginava. Eu fui lá para ficar apenas umas horinhas e acabei ficando quase o dia inteiro, deixei de fazer um monte de coisa só para ficar com os gatos. Depois de 1 ano eu fiquei um pouco chateada com o mundo corporativo, queria fazer algo com mais propósito, aí logo lembrei do CatCafé“, explica.
O novo ponto comercial e felino de Botafogo, foi dividido em duas partes, até para atender as exigências sanitárias que um empreendimento como esse exige. O imóvel de 100 metros quadrados conta com uma área dedicada à cafeteria e outra aos gatos. Os frequentadores também podem conectar seu computador e trabalhar nesse ambiente leve, cheio de gatinhos e degustando os quitutes do local.
Aliás, o cardápio é um dos grandes destaques do GatoCafé, com todas as guloseimas fazendo menção aos bichanos. Entre eles, o biscoito gato, cujo formato é o rosto de um felino e o Brownie Cookie, com detalhes das patinhas dos bichinhos. As xícaras e canecas também são customizadas, com orelhinhas de gato. Há ainda, no menu, opções veganas e petiscos voltados para as crianças.
“Dentro dessa questão das comidas, nós optamos por trabalhar com fornecedores mais artesanais. Porque nós acreditamos que as coisas são feitas com mais carinho, uma vez que, normalmente, é feita pelo próprio dono da pequena empresa e eles conseguem fazer essas personalizações que são tão importantes para o nosso conceito“, Destaca a administradora do GatoCafé.
Há, ainda, a possibilidade dos clientes adotarem um dos os sete gatos que vivem no local. Ao se interessar por um dos bichinhos, os consumidor pode entrar em contato com a instituição Bigodes do Bunker – Parceira da GatoCafé – para se candidatar ao processo de adoção. Com direito, inclusive, a exibição de fotos junto ao gatinho adotado na parede do estabelecimento.
“Nos Estados Unidos, principalmente, eles fazem muito [Catcafé] relacionado a adoção. E eu queria fazer muito algo assim, um espaço legal mas ao mesmo tempo ajudar os gatinhos de rua. Eu sempre ficava muito tocada quando eu via um gatinho na rua, eu sempre queria ajudar. Embora eu não acredite muito nessa questão de acumular gatos. Isso era algo que me incomodava, o jeito como é feito a adoção, as pessoas fazem mais pela aparência, e gato é um bicho de muita personalidade. Eu sempre acreditei que você precisa conhecer o gatinho antes de adotar pra saber se a sua personalidade combina com a dele. A nossa ideia é essa, que as pessoas possam vir ao nosso espaço, conviver com os gatinhos e ver qual o que mais combina com eles, para aí sim poder adotar. Dessa forma, as adoções possam ser mais bem sucedidas e a taxa de de devolução dos animais vai ser muito menor“.
O GatoCafé promete fazer sucesso entre os cariocas amantes de animais e que apreciam um ambiente agradável com, claro, um bom cafezinho.
Endereço:
GatoCafé – Rua das Palmeiras, 26 – Botafogo
Telefone: 3283-5469
Horário de funcionamento: Terça a domingo, 10h às 19h
Instagram
Estarei indo hj com imenso prazer conhecer esse lugar maravilhoso que enche meu s olhos de alegria qdo leio os comentários ???Sucesso e muito seu anos para esse negócio que acaba de abrir mas que merece ser patrimônio da cidade!
Na cidade do Porto em Portugal, tem o “O Porto dos gatos” e fico muito feliz ao saber que foi criado este espaço para gateiros aqui no Rio. Parabéns
Ameeiii!! Tô louca pra conhecer!! Idéia fantástica trazer pro Rio esse conceito! Parabéns!!! ??????????
Eu desconhecia esse tipo de estabelecimento, amei saber…..
Assim que possível irei conhecer, amo pets (gatos e cachorros) e café nem se fala….
Desejo muito sucesso
Lindo café, vou conhecer esse espaço cat
Tudo muito lindo???
Oportunidade para Alagoas? Espero poder frequentar um local desses aqui.
Sorocaba ja tem esse tipo de estabelecimento de chama CAFÉ com gato o lugar é lindo de muito bom gosto atendimento extraordinário e os gatos então são a sensação do lugar a proprietária é a simpatia de pessoa e ama cada Um com todos os cuidados necessários para e felicidade de cada um
E assim caminha a sociedade para a loucura total. Deixem os gatos serem gatos krl
Então vc nao leu a matéria inteira, não é possivel. Não percebeu que nao é um simples capricho e sim um local criado para que as pessoas congecamos gatos abandonados e possam adota-los? ????? É um puta projeto e nao simplesmente uma loucura… leia tudo, por favor
Nós, gateiros gaúchos queremos um Gato Café em Porto Alegre! Também amamos essas bolinhas de pelo que ronronam.
A materia está equivocado dizendo que é a 1a nessa temática, tem o gatto macchiato em Teresópolis.
Mas vai ser ótimo ter mais 1 pra apreciar os gatuchos e um bom café aqui no RJ.
Nós gateiros e viciados em café ficaremos felizes ?
Adorei a Cafeteria. Quando eu for ao Rio irei conhecê-la.
Primeiro na cidade do Rio, a belíssima ideia chegou primeiro no Estado na cidade de Teresópolis, com Gatto Macchiato Cat Café!
Espero que mais locais alem essa ideia, desmistificando o gato na sociedade!
muito legal saber que estão chegando no Brasil os gatos cafés. na Rússia são muito comuns, tive a oportunidade de frequentar alguns em Moscou e Saint Piter. conviver com gatos e beber café combinação perfeita.
Sensacional. Só q fiquei aqui matutando: quando fecha o café, os cats ficam sozinhos será? Que dó. rs