Cariocas estão entre os que mais contratam seguro de celular no Brasil; veja o que fazer em caso de roubo

Capital fluminense teve um aumento de 58,6% no número de roubos e furtos de celulares

Casal tem celular roubado na Praia do Arpoador Foto: Domingos Peixoto

O Rio de Janeiro é a segunda cidade que mais contrata seguro celular no Brasil, com 16% de aumento desde 2021. De acordo com dados divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública no dia 20 de julho, a capital fluminense teve um aumento de 58,6% no número de roubos e furtos de celulares. Em um ano, o estado foi de cerca de 21 mil ocorrências para mais de 46 mil.

Segundo um estudo divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 20 de julho de 2023, o Brasil registrou um crescimento de 16,6% em furtos e roubos de celular. Em número de casos registrados, segundo a instituição, em 2021 o total foi de 853 mil casos para 999 mil no ano passado – o que representa cerca de dois aparelhos roubados a cada minuto.

O crescimento de roubos impacta diretamente os pedidos de bloqueios de aparelhos. De acordo com os dados recentes da ANATEL Agências Nacional de Telecomunicações -, apenas em 2022 houve um crescimento de 7% no número de pedidos de bloqueios, o que equivale a quase um milhão de solicitações. O ano passado registrou um número expressivo de solicitações à Anatel para interdição de IMEI – a Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Este número alcançou 930.765 solicitações, refletindo a importância da proteção dos telefones móveis.

A grande dúvida dos usuários é sobre como acionar o seguro celular em caso de roubos. Nesses casos, é preciso seguir esses passos:

1- Registre um Boletim de Ocorrência constatando o ocorrido, e informe o IMEI do aparelho roubado/furtado. O número do IMEI fica registrado na embalagem do celular ou pode ser acessado no próprio aparelho e salvo junto a uma pasta de documentos, de forma preventiva.

2- Tenha em mãos essas informações, entre no site ou aplicativo da empresa de seguro e acione o serviço.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui