De acordo com a 3ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21, em parceira com o Diário do Rio, em março de 2022, apenas 27,9% dos cariocas afirmaram estar otimistas ou muito otimistas com a gestão do Prefeito Eduardo Paes. No monitoramento anterior, realizado em novembro de 2021, esse valor era 19,6 pontos percentuais maior: quase 50% dos respondentes se sentiam dessa maneira.
De forma semelhante, a felicidade por ser carioca também diminuiu entre novembro/21 e março/22. Enquanto em novembro 40,0% dos entrevistados declararam ser felizes ou muito felizes por viverem no município do Rio de Janeiro, esse percentual caiu para 28,0% na última pesquisa.
Quanto a expectativa para os próximos seis meses de gestão municipal, os resultados também não são muito positivos. Nos últimos 4 meses, houve uma queda de 19,1 pontos percentuais na parcela de cariocas que esperam que os próximos seis meses sejam ótimos ou bons. Em março/22, apenas 39,4% dos respondentes afirmaram que possuem expectativas positivas para o semestre seguinte.
A queda nos níveis percentuais de aprovação da prefeitura é perceptível. Nessas situações, pesquisas de opinião como esta edição da Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro se mostram ainda mais importantes: afinal, é a partir delas que os atores políticos municipais são capazes de verificar como o trabalho da Prefeitura está sendo avaliado e podem, assim, reorientar suas políticas de modo a atender os anseios da população carioca.
Carolina Carvalho (Pesquisadora) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)
o único da quadrilha q. ainda ..nao foi preso…tirou o autódromo do Rio.e o resultado foi a robalheira..e tem quem diga q. e bom administrador…