O Rio de Janeiro não é só Pão de Açúcar e Cristo Redentor, para mostrar isso o Carioquinha desvendou 15 novas opções de roteiros turísticos pelo Rio de Janeiro e arredores que chegam às prateleiras das agências com até 50% de desconto para quem é nascido ou morador do Rio e Grande Rio.
Alguns roteiros revelam potencialidades turísticas e históricas que ainda não foram exploradas. Em Nova Friburgo, por exemplo, é possível fazer um tour por uma antiga linha de trem e acessar túneis escavados por escravos para depois ser surpreendido pela visão de uma das quedas d’água mais bonitas do Rio, a cascata Conde D’Eu, que leva o nome o marido da Princesa Isabel e que guarda lendas que remontam o Rio imperial.
O tour, que faz parte do roteiro “Nos trilhos da história, da natureza e da cachaça Sinhá Brasil”, foi um dos frutos gerados pelos encontros realizados entre agentes de viagens e pequenos empresários de turismo que ocorreram previamente ao lançamento do projeto Carioquinha 2015. A ideia é fortalecer das cadeias produtivas que cercam os polos turísticos do estado, incentivando os cariocas a explorarem novas opções turísticas.
Turismo de vivência
A intenção é não só que o carioca contemple as paisagens, mas vivencie novas experiências, como fazer parte de uma seresta de rua em Conservatória ou ser recebido por mucamas e sua sinhá em uma autêntica fazenda de café do século XIX, no distrito de Ipiabas. No roteiro “Caminhos do Imperador”, é possível refazer a rota que o Imperador D.Pedro II e a Família Imperial fizeram por diversas vezes quando visitavam as fazendas cafeeiras do Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, na bucólica região serrana de Cantagalo.
Até mesmo dentro da cidade do Rio tem como se transportar no tempo. Uma das agências elaborou um tour que começa com um sarau musical numa das confeitarias mais tradicionais do Rio, a Colombo. Outros roteiros desvendam curiosidades e mirantes espetaculares em comunidades da cidade.
Para conhecer os Roteiros Turísticos Carioquinha, acesse