A partir do dia 17 de outubro de 2024, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre suas portas para a exposição “A natureza dos encontros”, do renomado artista visual Carlos Bevilacqua. A mostra, com curadoria de André Sheik, reúne 24 esculturas inéditas criadas ao longo dos últimos três anos. As obras, que estarão expostas nas Cavalariças, refletem o estilo singular de Bevilacqua, que explora o equilíbrio entre volume, tensão e matéria, utilizando materiais como aço, madeira, vidro, mármore e pedra.
Bevilacqua, que já atua no campo da escultura há mais de 35 anos, trabalha com peças modulares que articulam sistemas complexos de pesos e contrapesos. Suas obras instigam o público a refletir sobre tempo, espaço e movimento, enquanto sugerem trajetórias e deslocamentos no espaço, criando associações inesperadas entre massa e vazio.
“Cada escultura trata de uma força, e a reunião delas produz uma intensidade. O encontro dos elementos é ‘anatômico’, conectado sob pressão ou equilibrado, como uma natureza com suas leis próprias”, explica Bevilacqua sobre sua nova série de obras.
A conexão entre o mistério e o concreto
Para o curador André Sheik, o trabalho de Bevilacqua conecta o concreto e o mistério que nos cercam. “As obras traçam eixos entre o céu e a terra, o mitológico e o real. O pensamento plástico do artista interliga filosofia, física, mitologia e ciência, criando um universo que convida o espectador a participar e interagir”, observa Sheik.
A exposição oferece uma visão rica e complexa do universo artístico de Bevilacqua, que possui obras em coleções públicas importantes e já expôs em países como EUA, Alemanha e Irlanda. Na EAV Parque Lage, ele também ministra o curso “Escultura Contemporânea”.
Sobre Carlos Bevilacqua
Nascido no Rio de Janeiro em 1965, Carlos Bevilacqua estudou arquitetura antes de seguir para Nova York, onde cursou a New York Studio School of Painting, Drawing and Sculpting entre 1991 e 1993. Ele já realizou exposições individuais e coletivas em importantes instituições e galerias, incluindo o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e o Inhotim.
Serviço
Exposição: A natureza dos encontros
Artista: Carlos Bevilacqua
Curadoria: André Sheik
Inauguração: 17 de outubro de 2024, às 19h
Encerramento: 8 de dezembro de 2024
Local: Cavalariças, Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2216-8505
Horário de visitação: Quinta a terça, das 10h às 17h (fechado às quartas)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre