Carlos Bevilacqua apresenta “A natureza dos encontros” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Com curadoria de André Sheik, exposição traz obras inéditas que exploram volumes, forças e a relação entre o concreto e o mistério

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Carlos Bevilacqua, Liliput Chantilli, 2023, Foto: Rafael Salim

A partir do dia 17 de outubro de 2024, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre suas portas para a exposição “A natureza dos encontros”, do renomado artista visual Carlos Bevilacqua. A mostra, com curadoria de André Sheik, reúne 24 esculturas inéditas criadas ao longo dos últimos três anos. As obras, que estarão expostas nas Cavalariças, refletem o estilo singular de Bevilacqua, que explora o equilíbrio entre volume, tensão e matéria, utilizando materiais como aço, madeira, vidro, mármore e pedra.

Bevilacqua, que já atua no campo da escultura há mais de 35 anos, trabalha com peças modulares que articulam sistemas complexos de pesos e contrapesos. Suas obras instigam o público a refletir sobre tempo, espaço e movimento, enquanto sugerem trajetórias e deslocamentos no espaço, criando associações inesperadas entre massa e vazio.

“Cada escultura trata de uma força, e a reunião delas produz uma intensidade. O encontro dos elementos é ‘anatômico’, conectado sob pressão ou equilibrado, como uma natureza com suas leis próprias”, explica Bevilacqua sobre sua nova série de obras.


A conexão entre o mistério e o concreto

Para o curador André Sheik, o trabalho de Bevilacqua conecta o concreto e o mistério que nos cercam. “As obras traçam eixos entre o céu e a terra, o mitológico e o real. O pensamento plástico do artista interliga filosofia, física, mitologia e ciência, criando um universo que convida o espectador a participar e interagir”, observa Sheik.

A exposição oferece uma visão rica e complexa do universo artístico de Bevilacqua, que possui obras em coleções públicas importantes e já expôs em países como EUA, Alemanha e Irlanda. Na EAV Parque Lage, ele também ministra o curso “Escultura Contemporânea”.


Sobre Carlos Bevilacqua

Nascido no Rio de Janeiro em 1965, Carlos Bevilacqua estudou arquitetura antes de seguir para Nova York, onde cursou a New York Studio School of Painting, Drawing and Sculpting entre 1991 e 1993. Ele já realizou exposições individuais e coletivas em importantes instituições e galerias, incluindo o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e o Inhotim.


Serviço

Exposição: A natureza dos encontros
Artista: Carlos Bevilacqua
Curadoria: André Sheik
Inauguração: 17 de outubro de 2024, às 19h
Encerramento: 8 de dezembro de 2024
Local: Cavalariças, Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2216-8505
Horário de visitação: Quinta a terça, das 10h às 17h (fechado às quartas)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carlos Bevilacqua apresenta "A natureza dos encontros" na Escola de Artes Visuais do Parque Lage
lapa dos mercadores 2024 Carlos Bevilacqua apresenta "A natureza dos encontros" na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui