Neste domingo (15/9), a três semanas das eleições municipais, os irmãos Flávio e Carlos Bolsonaro voltarão à Avenida Atlântica, em Copacabana, para uma caminhada de apoio ao candidato à prefeitura do Rio pelo Partido Liberal (PL), Alexandre Ramagem. A movimentação remete aos tempos em que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizava campanhas modestas pela orla carioca nos fins de semana. A informação é de Berenice Seara/Tempo Real.
Quando era deputado federal, Jair Bolsonaro, então representante dos militares no Congresso, conduzia suas campanhas de forma simples. Nos dias ensolarados, ele e sua família distribuíam panfletos a pé na Praia de Copacabana, usando camisas com referências à ditadura militar. A recepção do público era discreta, assim como a campanha.
O cenário mudou drasticamente em 2018, quando Bolsonaro disputou e venceu a presidência, impulsionado pela força das redes sociais, que se mostraram cruciais para sua vitória. Agora, a família Bolsonaro retorna às ruas, buscando repetir a estratégia de proximidade com o eleitorado, mas desta vez para alavancar a campanha de Ramagem.
Apesar da semelhança com as antigas caminhadas, o contexto é diferente. O clima modesto e a simplicidade dos tempos passados ficam restritos às camisas com mensagens, enquanto a atual campanha aposta no apoio ao candidato do PL na tentativa de “virar o jogo” no cenário eleitoral do Rio de Janeiro.