Carnaval 2023: Comlurb monta esquema de limpeza para ensaios no Sambódromo e blocos de rua

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza

Foto: Divulgação

A Comlurb preparou uma nova operação especial de limpeza para o segundo fim de semana de ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. Neste sábado (21/01), se apresentam, pela Série Ouro, Arranco do Engenho de Dentro, Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e União da Ilha do Governador. Já no domingo (22/1), pelo Grupo Especial, desfilam Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca.

A Companhia vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e áreas de acesso em três turnos, antes, durante e depois do evento. A pré-limpeza será feita por 15 garis. Uma equipe com 34 garis entra às 15h e outra, com 42 garis, começa a trabalhar a partir da meia-noite. Os profissionais de limpeza vão atuar com o apoio de um caminhão compactador e dois caminhões satélites. Os garis farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reuso, e a remoção de resíduos.

Blocos de rua

A Comlurb também preparou um esquema especial de limpeza para o primeiro fim de semana de carnaval de rua, com as apresentações dos blocos oficiais pela cidade. Este ano a Riotur autorizou a participação de 415 blocos com 456 desfiles, em todas as regiões da cidade. Neste sábado (21/01), saem o Bloco das Divas, na Rua Imperatriz Leopoldina, no Centro, e o Bloco Carnavalesco Nem Muda nem Sai de Cima, na Avenida Maracanã, 838, na Tijuca. No domingo (22/01), vão sair o Pega Rex, em Ipanema, e a Banda da Saens Peña, na Tijuca. A Companhia vai atuar com 20 garis nos quatro pontos. A lavagem hidráulica das vias com água de reuso será realizada com quatro pipas d’água e quatro vans motobomba. Cada um dos locais contará com dez contêineres para que os frequentadores possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Com a expectativa de contar com cinco milhões de pessoas brincando nas ruas em 2023, a Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para a passagem dos blocos, com até 2.450 garis nos dias com o maior número de blocos nas ruas. Serão disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Em relação a veículos, serão postos em operação até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão utilizados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.

A Comlurb alerta que, durante todo o período de ante do Carnaval e durante o Carnaval, quem for flagrado pela fiscalização do Lixo Zero urinando em via pública será autuado e receberá uma multa no valor de R$ 748,21. Já a multa para quem for pego jogando pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro e pequenas embalagens de lanches será de R$ 273,09.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui