Carnaval 2024: Conheça as estratégias e superstições por trás da ordem dos desfiles das Escolas de Samba

Os dirigentes e integrantes das agremiações pontuam fatores que influenciam no resultado final da disputa; o historiador carioca Luiz Antônio Simas comenta as preferências e curiosidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Desfile das Escolas de Samba, 2022 - Abril de 22 | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Na última semana, a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de 2024 foi definida por meio de um sorteio realizado em um evento na Cidade do Samba. Os desfiles ocorrerão no domingo (11/02) e na segunda-feira (12/02).

É nesse momento que os dirigentes e integrantes das Escolas de Samba podem direcionar a produção do desfile, mesmo que já tenha sido iniciada. Isso ocorre devido a uma superstição que circula nos bastidores da festa e também por questões técnicas relacionadas.

Questões Técnicas

Do ponto de vista técnico, a posição definida pelo sorteio determina se a escola irá se concentrar no lado do Balança Mas Não Cai ou no lado dos Correios. Na primeira opção, a reclamação gira em torno do viaduto e da curva mais apertada para entrar na Marquês de Sapucaí. Já na segunda opção, há mais espaço para a montagem dos carros e para realizar ajustes com tranquilidade.

Advertisement

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, o historiador e escritor carioca Luiz Antônio Simas explica como funciona a montagem dos carros alegóricos em ambos os lados:

No lado dos Correios, a montagem, sobretudo dos carros alegóricos, é facilitada. Naquele lado do Balança, ainda que seja mais movimentado, há o viaduto. Então, muitas vezes, você só consegue montar os carros mais altos quando esses carros já estão rigorosamente entrando na pista.

O viaduto impede que as alegorias mais altas sejam montadas com mais antecedência. Você praticamente monta na pista. O lado dos Correios não tem nenhum obstáculo. Então, nesse sentido, para a montagem de estruturas alegóricas grandes, é melhor“, complementa o historiador.

Superstição X Estatísticas

Já no campo da mística, os dirigentes e integrantes das agremiações acreditam que as escolas que desfilam na segunda-feira têm mais chances de vencer a disputa. Essa crença é fundamentada nas estatísticas favoráveis associadas a esse dia. Nos últimos 20 anos, ocorreram 17 campeãs na segunda-feira, em contraponto com apenas 3 campeãs no domingo, de acordo com um levantamento do Portal G1.

Luiz Antônio Simas acredita que isso ocorre porque os avaliadores adotam uma postura comparativa entre as escolas. “Os jurados só precisam preencher o mapa de notas no final do desfile, então acho que de certa forma eles ficam aguardando as escolas de segunda“, comenta.

O Arrastão

A última posição na ordem dos desfiles também é uma questão para as Escolas de Samba, principalmente para as mais populares, por conta do famoso “arrastão” ao final do espetáculo. O historiador carioca esclarece a preferência:

O fato de uma escola mais popular desfilar por último é interessante, porque tem aquele clímax, né? Você tem aquele espetáculo no final do desfile. Então, o impacto de fechar o desfile carregando a multidão, carregando as arquibancadas faz com que algumas escolas prefiram essa posição.

No entanto, ele destaca os riscos de ser a última agremiação a entrar na pista. “O ponto negativo é que muitas vezes você pega uma pista mais cansada em algumas ocasiões. Você não pega o sambódromo tão cheio e nem aquelas arquibancadas turísticas. Elas já tendem a ficar vazias porque passou a quarta escola e a tendência é que muita gente vá embora.

Como Funciona o Sorteio?

De acordo com o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA), responsável pela organização da festa, a primeira colocada da Série Ouro (Porto da Pedra) abre o desfile do Grupo Especial no domingo, enquanto a atual vencedora do Grupo Especial (Imperatriz Leopoldinense) encerra o desfile no mesmo dia.

Na dinâmica do sorteio, bolas com números de 1 a 10 são colocadas em um globo giratório. Em uma primeira rodada, as escolas que tiraram números maiores podem escolher em que dia desejam desfilar. E em uma segunda rodada, é definida a ordem dentro de cada dia de desfiles.

Após o sorteio, é permitido que as agremiações realizem trocas dentro do mesmo dia e neste ano, a Viradouro e a Vila Isabel optaram por trocar de posição, com isso, a ordem dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de 2024 definiu:

Domingo (11 de Fevereiro)Porto da Pedra, Beija Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz

Segunda-Feira (12 de Fevereiro)Mocidade, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Viradouro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval 2024: Conheça as estratégias e superstições por trás da ordem dos desfiles das Escolas de Samba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui