Carnaval 2024: última noite de desfiles do Grupo Especial do Rio terá Vila Isabel, Mangueira e Portela

A festa na Marquês de Sapucaí começa às 22h com o desfile da Mocidade Independente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O desfile do Salgueiro - Beth Santos / Prefeitura do Rio

Depois de uma noite de abertura com grandes espetáculos, o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio chega ao último dia na noite desta segunda-feira (12/02) e na madrugada desta terça-feira (13/02). A festa na Marquês de Sapucaí começa às 22h com o desfile da Mocidade Independente.

A primeira escola de samba levará para a pista um enredo sobre a fruta do cajueiro e suas características na cultura brasileira. Na sequência, a tradicional Portela apresentará um samba-enredo enredo baseado no livro “Um defeito de cor”, da escritora Ana Maria Gonçalves, que conta a história de uma mulher africana idosa que, à beira da morte, viaja para o Brasil em busca do seu filho perdido.

Logo no início da madrugada de terça-feira, a Vila Isabel levará para a Sapucaí uma reedição do enredo de 1993 da escola, criado por Martinho da Vila e que fala da salvação da humanidade através das crianças. Um dos pontos altos do Carnaval 2024 deve ocorrer logo após, com o desfile da Estação Primeira de Mangueira homenageando Alcione, colocando a cantora entre os grandes nomes da história da verde e rosa.

A Paraíso do Tuiuti levará para o sambódromo um samba-enredo que remete a uma das mais importantes histórias vividas na Baía de Guanabara ao homenagear João Cândido, um marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, contra os maus-tratos sofridos à época. Por fim, ficará a cargo da Viradouro, vice-campeã em 2022, encerrar o Carnaval do Rio de Janeiro, com desfile marcado para as 4h15min. A escola levará um samba que retrata as vitórias significativas de mulheres-soldados, conhecidas como as guerreiras Mino, na costa ocidental da África.

Advertisement

Cada agremiação tem 1h15 para atravessar os 700 metros do sambódromo. A apuração acontece na quarta-feira de cinzas, na Apoteose do Samba. Além de definir a grande campeã de 2024, a apuração também definirá a escola rebaixada para ao Série Ouro em 2025.

Ordem dos desfiles na segunda-feira no Rio de Janeiro
22h00min – Mocidade Independente
23h15min – Portela
00h30min – Vila Isabel
01h45min – Mangueira
03h00min – Paraíso do Tuiuti
04h15min – Viradouro

Na primeira noite, abrindo o Grupo Especial, o Sambódrimo recebeu os espetáculos da Unidos do Porto da Pedra, seguida de Beija-Flor de Nilópolis (com uma singela homenagem feita por Neguinho da Beija-Flor a Quinho, intérprete do Salgueiro morto em janeiro); Acadêmicos do Salgueiro; Acadêmicos do Grande Rio; Unidos da Tijuca e a atual campeã, Imperatriz Leopoldinense.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval 2024: última noite de desfiles do Grupo Especial do Rio terá Vila Isabel, Mangueira e Portela
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui