A partir de 2024, o carnaval de Niterói contará com um incentivo financeiro de mais de R$ 13 milhões. Após o envio de mensagem executiva do prefeito Axel Grael à Câmara, as escolas de samba, os blocos e a festa de rua na cidade terão mais verba para o planejamento dos festejos. No texto, Axel enfatizou que os organizadores de cada segmento terão que apresentar todos os comprovantes com gastos; caso isso não seja cumprido, o grupo terá que devolver o valor empenhado. A informação foi divulgada pelo jornal “O Globo”.
A lei, sancionada pelo prefeito de Niterói em exercício, Paulo Bagueira, também garante reajuste anual, que será feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os valores serão transferidos pelo município em três parcelas mensais antes do período momesco, começando em novembro. Os blocos de rua terão de financiamento de R$ 2,3 milhões. Ao todo, sete categorias receberão investimento.
O desfile vai ficar de vez no Caminho Niemeyer. Além disso, segundo o presidente da Neltur, André Bento, a prefeitura está trabalhando para encontrar uma solução para os barracões das escolas da cidade.
“Sabemos que as agremiações têm uma grande dificuldade nesta questão. Nós já temos dois espaços em vista para isso. Um deles fica no Centro, com bom acesso ao Caminho Niemeyer, e acreditamos que possamos finalizar este processo nos próximos dias para anunciar esse espaço, apropriado para que as escolas produzam suas alegorias”, disse.