Carnaval do Rio terá primeiro desfile com emissão neutra de carbono

O feito está conectado com o enredo que a escola de samba Unidos do Porto da Pedra vai apresentar na Marquês de Sapucaí

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Porto da Pedra - Carnaval 2022 - Foto: Fabio Motta/Riotur

Em 2023, a Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra vai realizar o primeiro desfile neutro em emissões de gás carbônico. Além de ser um marco para a maior festa popular da Terra, o feito está conectado com o enredo que a escola de samba vai apresentar na Marquês de Sapucaí: ‘Invenção da Amazônia: Um Delírio do Imaginário de Júlio Verne’.

Os alunos do Instituto Abraço do Tigre, em parceria com o GRES Porto da Pedra e com a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente, farão o plantio de 136 mudas nativas de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno”, disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

Com o plantio das mudas, a neutralização do carbono do desfile da agremiação gonçalense acontece de forma objetiva, compensando as emissões oriundas da queima do diesel para movimentar os carros alegóricos, dos ônibus utilizados no traslado dos integrantes para ensaios e o desfile, do combustível utilizado nos geradores e, até mesmo da energia consumida pelas máquinas de costura na confecção das fantasias.

A iniciativa nasceu durante a realização da 27ª Conferência do Clima da ONU a “COP 27”, que teve início no dia 6 de novembro, no Egito, reunindo governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas, com o objetivo de debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem. O encontro acontece como uma busca comum às nações, para estabilizar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e, assim, combater a ameaça humana ao sistema climático do Planeta Terra.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval do Rio terá primeiro desfile com emissão neutra de carbono
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui