Carnaval do Solar dos Abacaxis ocupa nova sede e leva festa para a rua

O projeto Reviravolta de Gaia puxa o cortejo, animado pela batucada do bloco Balança Mas Não Cai. O desfile será do Solar dos Abacaxis até a sede de A Gentil Carioca, na Rua Gonçalves Ledo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: divulgação

Pouco mais de dois meses após inaugurar sua nova sede, na Rua do Senado 48, no Centro do Rio, o Solar dos Abacaxis, uma instituição autônoma e colaborativa voltada à experimentação em arte e educação, realiza, nos próximos dias 10 e 11, a sua já tradicional programação de carnaval. O Carnaval da Aurora Sincera terá oficinas, exposição e o cortejo pelas ruas do entorno. A agenda é gratuita e tem a parceria da galeria A Gentil Carioca e o programa CIGA da ArtRio

A celebração é mais uma oportunidade para os cariocas conhecerem a nova sede do Solar, com três pavimentos e 800m². Aberto em dezembro, o espaço vem sendo ocupado aos poucos e a proposta é que venha a abrigar ateliês para artistas residentes, áreas expositivas de mostras e performances, biblioteca e espaços multiuso para oficinas, apresentações públicas e práticas pedagógicas.

Nada melhor do que abrir as portas para uma grande celebração da maior festa popular da cidade. Nos dias 10 e 11, Marco Antonio Mota (do coletivo #florestadecristal) oferecerá uma oficina com o projeto Reviravolta de Gaia, para a produção de máscaras com a técnica de papier collé. Os adereços são inspirados em seres e bichos da floresta, com o objetivo de levar o folião a entender os animais como instrumentos de luta política e a pensar a natureza enquanto sujeito de direitos.

Além disso, nos dois dias, haverá uma mostra de vestimentas desenvolvidas pelo #florestadecristal, que pode ser conferida das 14h às 21h. No sábado, após as atividades, acontece a folia de rua. O projeto Reviravolta de Gaia puxa o cortejo, animado pela batucada do bloco Balança Mas Não Cai. O desfile será do Solar dos Abacaxis até a sede de A Gentil Carioca, na Rua Gonçalves Ledo.

Advertisement

A nova sede do Solar dos Abacaxis fica no casarão histórico da antiga fábrica de perfumarias da Granado. A instituição é a primeira a se instalar no espaço que, futuramente, abrigará o Mercado Central,

SERVIÇO

CARNAVAL DA AURORA SINCERA

Quando: 10 e 11 de fevereiro
Horário: das 14h às 20h30m.
Oficinas: inscrições pelo Instagram @solardosabacaxis
Programação gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval do Solar dos Abacaxis ocupa nova sede e leva festa para a rua
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Carnaval do Solar dos Abacaxis ocupa nova sede e leva festa para a rua
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui