O calendário de datas oficiais do Estado do Rio de Janeiro acaba de ser alterado, incluindo no mês de julho, onde entrou o “CarnaRio – Carnaval fora de época“, para estimular o turismo. É o que define a lei 9.174/20, do deputado Dionísio Lins (PP), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial Extra da última terça-feira (12/01).
De acordo com o texto, a medida estimula o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos e serviços. A organização das comemorações relativas à data deverá contar com a participação das ligas, agremiações e blocos carnavalescos, e ainda da Secretaria de Estado responsável pela pasta da Cultura. “A segunda quinzena do mês de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas. Outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados em nosso país possuem seus carnavais fora de época como atração turística“, justificou o autor.
É importante não confundir com o carnaval que pode acontecer este ano em julho, devido a pandemia do Covid-19. Este ainda depende de vacinação e, se for acontecer, será votado em Brasília um feriado apenas para em 2021.