Carnaval no Museu do Pontal terá oito bailes infantis

O Carnaval no Museu do Pontal vai contar com oficinas de máscaras, acessórios e instrumentos musicais feitos com material reaproveitado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pericles Monteiro Neto

O Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, vai promover oito bailes infantis a partir do dia 3 de fevereiro. Este ano, a programação carnavalesca será totalmente dedicada à diversão dos pequenos foliões. O Carnaval no Museu do Pontal vai contar, ainda, com oficinas de máscaras, acessórios e instrumentos musicais feitos com material reaproveitado.

O primeiro baile da programação (dia 3, às 10h) será comandado pelo Macatchula, personagem do músico Luis Carlinhos, com versões de músicas pop, clássicos da MPB e brincadeiras para os pequenos. No mesmo sábado, às 16h, haverá oficina de máscaras de bate-bola com o grupo Brilhetes de Anchieta, formado apenas por mulheres. No domingo (dia 4), os arte-educadores da instituição comandam a folia dos bebês, às 10h. Às 16, o público que comparecer à oficina de acessórios carnavalescos de Martha Loureiro vai aprender a fazer adereços para os dias de festa.

No feriado do Carnaval, o Museu funcionará normalmente no sábado (10/2) e no domingo (11/2). Na segunda e terça de Carnaval, a instituição estará fechada à visitação. No fim de semana seguinte à folia, a festa continua. No sábado (17/12), às 10h, haverá o Bailinho do Samba do Pererê. No domingo (18/12), às 16h, o bloco da Orquestra Popular Céu na Terra, com marchinhas e músicas de carnaval tradicionais e um pernalta animando os pequenos foliões.

PROGRAMAÇÃO

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

03/02 – Sábado

10h às 12h – Bailinho Macatchula. O Bailinho Macatchula será um show especial de Luis Carlinhos, montado com arranjos musicais carnavalescos e banda ampliada. Junto com Diogo Gameiro, Ed Pinheiro e Ricardo Rito, Luis Carlinhos interpreta músicas pop, clássicos de Alceu Valença, Arnaldo Antunes, Moraes Moreira e outros nomes da MPB.

16h às 17h – Oficina de máscaras de bate-bola – A atividade é comandada pelo grupo Brilhetes de Anchieta, formado apenas por mulheres.

04/02 – Domingo

10h às 12h  – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.

16h às 17h  – Oficina Arcos Fantásticos – Martha Loureiro ensinará os participantes a construírem adereços carnavalescos utilizando fitas, flores, frutas, bonequinhos e personagens de histórias infantis.

10/02 – Sábado

10h às 12h  – Carnavalzinho do Violúdico – Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo comanda o sábado de Carnaval no Museu, com marchinhas, músicas autorais, coreografias e brincadeiras.

16h às 17h  – Oficina musical da Tia Gê – A cantora e atriz Georgeana Bonow, conhecida como Tia Gê, comanda a oficina de construção dos instrumentos com sucata. Ao final da atividade, os participantes formam uma bandinha rítmica de carnaval.

11/02 – Domingo

10h às 12h – Bailinho de Carnaval para bebês. Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.

16h às 17h – Bailinho do Cordão da Bola Laranja – Composto por músicos de sopro, trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas e percussionistas, o grupo de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai embalar os minifoliões com um repertório de marchinhas e sambas carnavalescos.

17/02 – Sábado

10h às 12h  –Bailinho do Samba do Pererê – Roda de samba dedicada às crianças. No repertório, brincadeiras e músicas da cultura popular brasileira. Durante 50 minutos, o público vai embarcar em um universo lúdico e criativo, com brincadeiras, músicas autorais e do cancioneiro popular infantil.

16h às 17h  – Dobraduras: máscaras e folia em papel – A artista carioca Juliana Valverde, conhecida como Juba, ensina a fazermáscaras de bichos em papel metalizado por meio de dobraduras, tendo como tema central o Carnaval e dialogando com o acervo do museu.

18/02 – Domingo

10h às 12h  – Bailinho de Carnaval para bebês – Os arte-educadores do Museu comandam a festa. Para crianças de 6 meses até 3 anos, acompanhadas dos responsáveis.

16h às 17h  –  Orquestra Popular Céu na Terra – A Orquestra Popular Céu na Terra surgiu do renomado Bloco Carnavalesco Céu na Terra, que desde 2001 vem animando o Carnaval de rua no bairro de Santa Teresa. Formada em 2004, a Orquestra Popular Céu na Terra conta com um naipe de cinco sopros, violão de sete cordas, cavaquinho, dois cantores e três ritmistas. No repertório, marchinhas, sambas, frevos, maxixes. O bloco ainda conta com a presença de um pernalta para animar o público.

Todas as atividades são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na recepção do museu, 45 minutos antes de cada evento. Sujeito a lotação. 

Atividades Fixas

Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h. Visita guiada pelo acervo do Museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Baú de brinquedos – Sábados e domingos, 12h e 17h. Um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês, é aberto pelos arte-educadores todos os fins de semana, em dois horários. Muitas dessas brincadeiras são baseadas em esculturas vistas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. A ideia é estimular o público a experimentá-las ao ar livre, na grande praça-jardim, que fica na parte frontal do museu. Durante as férias, a atividade acontece também às quintas e sextas nos mesmos horários.

Museu do Pontal

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carnaval no Museu do Pontal terá oito bailes infantis

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui