A Riotur apresentou, na manhã desta quinta-feira (4/01), o mega esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024. Em coletiva realizada na Marina da Glória, a pasta responsável pela folia garantiu que o público estimado de foliões nas ruas do Rio de Janeiro é de cinco milhões de pessoas. O DIÁRIO DO RIO já divulgou a agenda completa com data e horário de cada bloco que irá desfilar pela cidade.
A previsão inicial é de que sejam realizados 453 desfiles (cadastros preliminares), mas este número pode mudar já que depende das autorizações de órgãos públicos e da confirmação dos próprios blocos inscritos (em 2023, o número de desfiles foi de 456). Este ano, 698 blocos se inscreveram pedindo autorização para desfilar, superando a marca de 2023, com 613 pedidos.
Entre os ajustes realizados pela Prefeitura do Rio em 2024 para a logística da festa está o aumento dos desfiles da Zona Sul. Em 2023, foram 119, e agora serão 128. A região do Centro terá 98, enquanto Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão 12.
Número recorde de megablocos
Seguindo a logística de realização dos blocos acima de 100 mil pessoas, a organização seguirá a mesma operação para os chamados megablocos, que esse ano tem número recorde: dez. Constam na lista: Carrossel de Emoções, Chá da Alice, Bloco da Gold, Bloco da Lexa, Chora Me Liga, Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta e Monobloco.
A novidade do ano é a volta de Preta Gil às multidões, onde receberá uma homenagem ao Bloco da Preta, durante o desfile do Bloco da Favorita.
Aplicativo Carnaval de Rua 2024
Para 2024, a Riotur também lança, em todas as plataformas digitais a partir de 12 de janeiro, o aplicativo que ajuda a localizar os blocos que estão desfilando em tempo real. Além disso, os foliões poderão buscar informações dos blocos, desfiles e notícias relacionadas ao Carnaval de Rua 2024 no site oficial.
Além disso, também haverá ainda 450 galhardetes espalhados pela cidade, com ações de conscientização e informação sobre os desfiles em diferentes mídias digitais. Painéis em bancas de jornais, empenas, circuito de tevês em ônibus e edifícios.
Integração com demais órgãos
O Carnaval de Rua do Rio também contará com apoio de outros órgãos da prefeitura. Na área da saúde, público, além de 250 diárias de UTIs e 1.200 diárias de maqueiros. O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade.
O folião vai contar com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs).
Na limpeza da cidade, a Comlurb terá 15 postos de abastecimento móveis credenciados; 200 contêineres com capacidade de 240 litros; seis tendas; 40 pulverizadores costais; mil litros de essência de eucalipto
Já na esfera da segurança pública, a Polícia Militar estará presente com dez torres de observação – período de 30 dias de atuação; cercamento para controle de acesso, com fornecimento de grades suficientes para operação de controle de acesso do público no circuito de megablocos, na região do Centro da cidade. Haverá também pontos com detecção de metais. Ao todo, serão 250 detectores.
A CET-Rio terá 2.500 diárias de operadores de trânsito terceirizados, com carga horária de 10 horas; 400 galhardetes; 400 cones; 300 grades, contemplando equipes para entrega e remanejamento. Ainda no apoio à operação serão disponibilizados frascos de 120ml de protetor solar; pontos de hidratação diária; sacos de gelo; caixas térmicas; adesivos de publicidade irregular; tendas e caminhões baús.
Credenciamento de vendedores ambulantes
Os vendedores ambulantes que, em 2024, teve número recorde de credenciamentos: 15 mil, receberão um kit especial com colete, credencial com foto, cordão, e isopor (com capacidade para 44 litros); além de um treinamento segmentado em que os sorteados passarão por palestras obrigatórias sobre noções de posturas municipais, legislação básica, forma de atuação da fiscalização e sobre as vedações e obrigações dos promotores de vendas.
Na quarta-feira (3/01), começaram a ser instaladas cercas de proteção de jardins, monumentos e canteiros de vegetação em praças e locais que estejam no trajeto dos blocos autorizados pela Prefeitura. Ao todo, serão utilizados 20 mil metros lineares de cercas, e a expectativa é que até o dia 7 de fevereiro todos os pontos determinados estejam prontos.
Entre os canteiros protegidos estão os das orlas da Barra, Recreio, Ipanema e Leblon. Além disso, outros pontos de maior concentração de público, como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo também receberão proteções.
Já entre os monumentos, 26 terão cercamento, dentre eles, o monumento de Tiradentes, Obelisco, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Chafariz Marechal Âncora, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Chafariz da Praça São Salvador, Monumento a Noel Rosa, Praça Barão de Drummond, entre outros.
Eu