O partido Novo está surpreendendo nesta eleição. Faltando poucos dias para o início oficial da campanha eleitoral e com os debates já marcados e regras definidas, um político de São Paulo conseguiu mudar o cenário. Assim como o slogan da Band News, “Em 20 minutos tudo pode mudar“, a mudança do deputado federal por São Paulo e ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro, Ricardo Salles, do PL para o Novo, garante ao partido a presença obrigatória nos debates.
O Novo contava com apenas quatro parlamentares: o senador Eduardo Girão (CE) e os deputados federais Marcel Van Hattem (RS), Gilson Marques (SC) e Adriana Ventura (SP). A legislação eleitoral é clara sobre quem deve participar dos debates: “Deve ser assegurada a participação de candidatas e candidatos de partidos, de federações ou de coligações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares.” A lei não se refere aos eleitos pelo partido, mas sim à representação no momento da eleição, que o Novo agora possui.
Assim, o debate da Band, que acontecerá no dia 8/8, às 22h15, é obrigado a convidar os seguintes candidatos:
- Delegado Ramagem (PL)
- Rodrigo Amorim (União Brasil)
- Marcelo Queiroz (Progressistas)
- Eduardo Paes (PSD)
- Tarcísio Motta (PSOL)
- Carol Sponza (Novo)
A entrada de Salles não deve, entretanto, aumentar o orçamento que o partido terá para as eleições de 2024, visto que, de acordo com o TSE, os cálculos para a divisão do fundo consideram as retotalizações de votos realizadas até o primeiro dia útil de junho do ano da eleição.