‘Carro voador’ pode ligar Galeão à Barra da Tijuca

Primeiros testes com o novo meio de transporte da cidade serão realizados pela Embraer no fim do ano; veículo vai cruzar o céu do Rio de Janeiro com 50 passageiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mock up do Eve, o carro voador da Embraer, sobrevoando o Rio

Quando se fala em futuro, uma das primeiras imagens que povoam o imaginário popular são os carros voadores cruzando o céu das cidades. Pois essa realidade, que mais parece coisa de desenho animado, ganhou um novo capítulo que envolve o Rio de Janeiro. Isso porque a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que tem um projeto de inovação voltado a criação e desenvolvimento desses veículos, pretende realizar uma operação futurista na Cidade Maravilhosa. Simulando o voo com passageiros, em uma rota que conecta o Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte à Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Conforme informou o Jornal O Globo.

Os principais modelos testados pela empresa são batizados de eVTOL, do inglês, eletric Vertical Take-off and Landing (aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais), tais como os helicópteros. Muito parecida com às tecnologias de ficção científica, esses verdadeiros carros voadores poderão pousar e decolar em espaços pequenos, e irão ampliar as possibilidades de conexão de passageiros e localidades.

Como os protótipos dos aparelhos elétricos ainda estão em fase de ajustes, o exercício será feito com helicópteros. A previsão é que a prova de fogo seja realizada entre novembro e setembro. O estudo é coordenado pela Eve, subsidiária da Embraer para soluções de mobilidade aérea urbana, o exercício terá participação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A empresa de energia EDP ficará responsável pelo abastecimento elétrico nas duas bases dos vertiportos, como foram batizados os futuros aeroportos verticais, na Barra e no Galeão.

Advertisement

Bilheteria virtual

No total, 50 privilegiados vão participar dos testes que ocorrerão em um período de 30 dias. E para comprar o bilhete, deverá acessar o aplicativo da Flapper, start-up que vende assentos para voos dessa categoria. A viagem será operada pela empresa do chamado “táxi aéreo” Helisul e, a princípio não aceitaram como pagamento o cartão Riocard, tão utilizado pelos cariocas nos demais meios de transporte da cidade.

Já os locais de pouso de decolagem da carro voador ainda estão sendo definidos. No Galeão, fala-se na área dedicada à aviação executiva. Tanto Helisul quando Flapper estão entre os primeiros clientes a encomendarem aparelhos voadores à Eve.

Embora tudo esteja encaminhado para ser um sucesso, os desafios enfrentados pelos conglomerados tecnológicos para por o carro na pista (ou no ar) são enormes, onde a experiência vai muito além da inventividade das máquinas.

A tecnologia para construir o eVTOL, já existe, não é preciso nenhuma grande disrupção. Mas ainda temos uma enorme curva de aprendizado para que essa nova solução de mobilidade urbana se torne realidade“— diz o CEO da Eve, Andre Stein, engenheiro com 20 anos de Embraer que participou da criação do Embraer X, o núcleo de inovação montado na fabricante de aviões e que foi a incubadora do projeto que gerou a subsidiária.

Vamos precisar integrar os VTOLs com helicópteros, drones e com a aviação comercial“. complementa a declaração dada ao jornal O Globo.

A Eve fez o primeiro voo com um protótipo em subescala (1:3) em março e acumula 435 encomendas. A expectativa é iniciar entregas em 2026. A primeira geração do equipamento terá capacidade para 5 passageiros mais um piloto.

Além do Rio, a empresa ensaios com os veículos voadores no Reino Unido e na Austrália, Porém, o Rio é a única cidade onde a prova de conceito envolve uma operação real com passageiros.

Embora São Paulo seja o maior mercado potencial, escolhemos o Rio pela visibilidade e por ser uma cidade com grandes desafios de mobilidade. É a capital com o maior tempo de deslocamento entre casa e trabalho de todas as capitais. Um quarto da população gasta mais tempo de uma hora no trânsito“, afirma Stein.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Carro voador' pode ligar Galeão à Barra da Tijuca
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Como no futebol no caso o Flamengo o mesmo se aplica ao Rio de janeiro quê acho quê só teria paz e seria menos se como foi na antiga URSS acontecesse também no Brasil um separatismo pois é só o Rio de janeiro ser palco dê alguns lançamentos quê aparecem os invejosos detratores pára denegrir o estado dê maior visibilidades no Brasil apesar de alguns ricos e gigantes quê só têm tamanhos e idiotas mais o Rio é o Rio

  2. Se o carioca gostou e até prefere usar o santos dumont para fazer conexão em guarilhos para ir ao exterior e tambem psra viagem nacionais , imoossível de revertrer a situacao . O taxi do turista que leva ao aeroporto parece uma ilha rodeado por tiroteios , favelas , asssaltos , balas perdidas e cracudos.

  3. Seria melhor e mais rentável carro voador do Santos Dumont para Barra da Tijuca pois ninguém quer usar o Galeão ,.trocar o Santos Dumont pelo Galeão é a mesma coisa que parar de beber coca cola e começar a beber pepsi.

  4. Não vai mudar em nada , pois até lá , as companhias estrangeiras irão usar o santos dumont para fazer conexão em guarulhos.e já se tem indicio que as americanas vão encerrar as operações no galeão e utilizar o Santos Dumont como braço dos voos que partem de Guarulhos.

    • Pois é, paulistas, o estado do RJ finalmente acordou para a importância econômica de seu aeroporto internacional. E o Galeão voltará a ser o hub que gera empregos aqui.

      Além do mais, o apelo do Brasil no exterior chama-se RIO DE JANEIRO. Já pensou se fecharmos o Santos-Dumont? Aeroportos de outros estados correm o risco de ser meros alimentadores do Galeão…

  5. Acho que vai ser um Marco para a cidade do Rio de janeiro, concerteza vai ser um sucesso,, Osmar dos Santos filho, da ilha do governador

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui