Cartão Jaé ainda não vale em metrô, trem e barcas: integração depende da Justiça

A três meses da exclusividade do cartão Jaé nos transportes municipais do Rio, integração com metrô, trem e barcas depende de aval da Justiça e segue sem data definida.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Faltando três meses para que o cartão Jaé se torne o único meio de pagamento aceito nos transportes municipais do Rio de Janeiro, a integração com os modais estaduais — metrô, trens e barcas — ainda não foi efetivada. Segundo o governo do estado, a adesão dessas modalidades ao sistema está condicionada à aprovação do Poder Judiciário. As informações são de Lucas Luciano/Tempo Real.

PUBLICIDADE

A Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana afirmou, em nota, que a medida está em fase final e que a bilhetagem unificada é uma prioridade da gestão estadual. “O novo modelo de bilhetagem está em processo de finalização e, após aprovação no Poder Judiciário, será implementado, permitindo a total integração do sistema da Prefeitura do Rio”, destacou a pasta.

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR) também se manifestou. Segundo a prefeitura, o Jaé já é aceito em todos os transportes municipais, e as tratativas para integração com os modais estaduais continuam em andamento. “A prefeitura e o governo do estado estão em tratativas para que haja integração entre o sistema de bilhetagem do estado com o Jaé. Mas é importante esclarecer que nenhum benefício tarifário será perdido pelos passageiros”, informou em comunicado.

Em janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou que o cartão seria aceito também nos modais intermunicipais até 1º de julho, quando o sistema substituirá, de forma definitiva, o Riocard nos transportes municipais.

A administradora do Jaé reforçou que a execução do sistema depende das decisões dos entes públicos. “O Jaé apenas executa o que é definido pelo poder concedente”, declarou a empresa. A recomendação da prefeitura é para que os passageiros adquiram o novo cartão com antecedência, a fim de evitar transtornos no processo de transição.

Por trás da lentidão na integração está uma disputa judicial que envolve o controle do Consórcio Bilhete Digital (CBD), responsável pela operação do Jaé. A venda do controle acionário da empresa está suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM).

Segundo parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM), a operação poderá prosseguir apenas com autorização da SMTR e após a resolução das pendências apontadas, sobretudo as levantadas pela empresa BillingPay Integração de Sistemas Ltda., fornecedora de tecnologia e validadores do sistema.

A BillingPay questiona a legalidade da transação e alega ter direito de preferência na aquisição das ações, o que motivou o pedido judicial de suspensão da venda. Mesmo com o impasse, a SMTR assegurou, em nota de 25 de fevereiro, que a disputa não afetará a implementação plena do sistema no âmbito municipal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Cartão Jaé ainda não vale em metrô, trem e barcas: integração depende da Justiçaddr newsletter Cartão Jaé ainda não vale em metrô, trem e barcas: integração depende da Justiça

2 COMENTÁRIOS

  1. Comprei, usei no BRT na Barra quando cheguei no Magarça para pegar outro ônibus não zerou. Já perguntei a várias pessoas e as mesma dizem a mesma coisa que tbm não estão zerando na 2 passagem. Cadê o Procon, MP etc…

    O nome certo teria que ser “Já era”. Pois, já começou mamando as passagens é muito difícil de você receber de volta o crédito mamado.

    E quando isso eles vão “Mamando seu dinheiro’ e ninguém faz nada para o obrigar a devolução da cobrança indevida.

    Com diríam os gringos “Isso é e uma vergonha, isso e só no Brasil”

    Depois, da dança dos guardanapos e o sumiço das vigas da perimetral que até hoje deu em Pizza.

    Não acredito em mais nada nesta cidade.

    Como diria os americanos “Que DEUS nós Proteja”” do homem ímpio e da sua perversidade.

  2. O Cartão Jaé não tem integração por pura Arrogância do Eduardo Paes, desde Janeiro o Estado liberou as Informações de que a Prefeitura precisava para fazer a Integração

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui