Cartunista carioca lança almanaque ecológico para crianças

Com o objetivo de disseminar a importância da proteção dos mares e oceanos, o cartunista carioca desenvolveu o livro ecológico para o público infantil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O carioca, cartunista e ilustrador Leonardo Valença, utiliza de recursos lúdicos na obra ecológica “Almanaque Ecológico da Mari” para despertar a consciência ambiental do público infantil. No livro, Mari é uma sereia que visa disseminar a importância da proteção da biodiversidade marinha do nosso planeta para o público infantil, de modo leve e divertido, por meio de ilustrações e passatempos.

Leonardo Valença, que já atua desde 2010 na produção de livros ecológicos para o público infantil, conta o que o principal objetivo do lançamento do almanaque é prestar suporte aos professores que buscam conteúdo e atividades de apoio à educação ambiental e que buscam influenciar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, como a preservação dos mares e oceanos. 

Além de ensinar ecologia às crianças, o ideal de “livro ecológico” também difunde a sustentabilidade na hora da compra. Ele só é impresso depois da venda, ou seja, você encomenda pelo site da editora, e só depois disso ele é impresso. Com isso, nada de estoques parados nem de desperdício de papel. Dessa forma, a impressão sob demanda usa os recursos naturais de forma racional e inteligente, contribuindo para garantir a médio e longo prazo um planeta melhor. É a economia aliada à praticidade e à consciência ecológica.

A promoção da cultura oceânica é uma das metas da Unesco para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano), que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou para os anos de 2021 a 2030. Alguns dos objetivos são tornar os oceanos limpos, saudáveis, resilientes e seguros, além de produtivos, de forma que possam ser explorados de forma sustentável. Para isso, a ciência oceânica deverá desempenhar um papel fundamental dentro desse contexto.

Advertisement

Atualmente, os oceanos têm recebido ameaças à sua sobrevivência com o aumento da poluição, pesca predatória e mudanças climáticas. A vida marinha está em perigo: mamíferos e corais correm o risco de desaparecerem do planeta. Diante desse fato, faz-se necessário a criação de estratégias para minimizá-la, como a educação ambiental, visando à formação de cidadãos preocupados com a natureza, partindo do princípio de que é preciso conhecer para preservar.

Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas, existem os jogos educativos, destinados principalmente a crianças, para que cresçam atentas à preservação do meio ambiente. A melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa, ou seja, com base nos conceitos de edutainment, que combina educação com entretenimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cartunista carioca lança almanaque ecológico para crianças
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui