Casa da Juventude da Providência é inaugurada e oferece cursos gratuitos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, na última quinta-feira (24/11), a Casa da Juventude da Providência, voltada para o desenvolvimento educacional, profissional, cultural e artístico de jovens entre 15 e 29 anos, moradores da primeira favela do Brasil e adjacências.  Com investimento de mais de R$ 5 milhões, o novo equipamento tem previsão de fazer cerca de 19,6 mil atendimentos até o final de 2023.

Esse espaço foi criado para ter um olhar mais atencioso para os jovens. Mais do que cursos de empregabilidade e atendimento psicológico, por exemplo, eu vejo esse local como um farol para uma juventude que está espalhada pela cidade e que, muitas vezes, perde a sua referência. Com essa Casa da Juventude, nós mostramos que a Prefeitura está trabalhando políticas públicas para os jovens, tornando-se referência para se construir um futuro melhor”, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD).

O objetivo é oferecer cursos, palestras e outras atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional, em diversas áreas, como por exemplo tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética. A JUVRio, hoje, também tem portas abertas para os jovens cariocas na Casa da Juventude da Pavuna, na Zona Norte, e no Espaço da Juventude do Estácio, na região central do Rio.

A  Casa da Juventude da Providência também buscará estimular o desenvolvimento dos jovens em soft e hard skills (habilidades e competências), com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mercado de trabalho. O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, ressalta que a entrega de uma nova Casa da Juventude será uma oportunidade de crescimento dos jovens do Morro da Providência.

Advertisement

“O Rio convive com a terceira maior taxa de desemprego do país. Segundo o IBGE, 14,9% dos fluminenses estão desempregados. Esse equipamento surge como um farol para a população jovem e busca reverter esse cenário em que vivemos. Os jovens terão acesso a capacitações profissionais, psicólogas, assistentes sociais, equipamentos e toda uma equipe capaz de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Nossa missão é democratizar cada vez mais as oportunidades, para que os nossos jovens possam ser aquilo que sonharem” destacou Salvino Oliveira.

A Casa da Juventude da Providência funcionará das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Todas as oportunidades de cursos, oficinas, palestras e demais atividades serão divulgadas pelas redes sociais da Secretaria da Juventude.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa da Juventude da Providência é inaugurada e oferece cursos gratuitos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa da Juventude da Providência é inaugurada e oferece cursos gratuitos
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui