Casa de Cultura Capitu recebe mostra sobre mosaicos de azulejos

“Pisavas por Caquinhos Distraída”, do artista e fotógrafo Evandro Von Sydow, é um esforço de documentação e preservação da alma do subúrbio carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mosaico de azulejos em casa do Olaria - Evandro Von Sydow

A mostra “Pisavas por Caquinhos Distraída”, em cartaz na Casa de Cultura Capitu, retrata um dos patrimônios do subúrbio carioca: a arte em azulejos e cobogó (tipo de tijolo). O trabalho, que reúne 42 fotografias, foi idealizado e empreendido pelo artista e fotógrafo Evandro Von Sydow, que percorreu vários bairros do Rio de Janeiro para capturar imagens dos mosaicos tradicionais.

Mais do que mosaicos de azulejos e cobogós, Von Sydow fotografou uma forma de expressão das classes populares do subúrbio da cidade, em toda a sua simplicidade, criatividade e mosaico de cores. Nesta forma de expressão suburbana, um dos elementos comuns é a religiosidade, presente em imagens de santos católicos afixadas nas casas como demonstração de devoção e proteção.

Em Irajá, por exemplo, o fotógrafo registrou o diálogo dos caquinhos com os cobogós azuis. No bairro de Maria da Graça, um dos destaques foi imagem de São José em companhia do Menino Jesus – uma das imagens clássicas da cartografia afetiva dos subúrbios.

Advertisement

Durante a sua expedição em busca das manifestações imagéticas da alma suburbana, Evandro Von Sydow visitou os bairros de Bento Ribeiro, Brás de Pina, Cachambi, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Gamboa, Grajaú, Higienópolis, Honório Gurgel, Irajá, Jacaré, Lins, Madureira, Maria da Graça, Méier, Olaria, Piedade, Praça Seca, Ramos, Tijuca, Vila da Penha e Vila Kosmos.

Além de um esforço de construção de uma memória afetiva regional, a exposição “Pisavas por Caquinhos Distraída” representa um movimento de documentação da arte de mosaicos que, por conta das transformações urbanas da cidade, tende a desaparecer.

A Casa de Cultura, que também é bar e restaurante, fica na Rua do Ouvidor, 18, no Centro do Rio. O espaço funciona de segunda a sábado, das 11 às 21h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de Cultura Capitu recebe mostra sobre mosaicos de azulejos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa de Cultura Capitu recebe mostra sobre mosaicos de azulejos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui