Casa de Cultura Laura Alvim recebe mostra sobre a história das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Exposição foi organizada pelo Programa Cidade Integrada, do Governo e Estado, e reúne trabalhos dos moradores das favelas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição sobre o Pavão-Pavãozinho e Cantagalo / Crédito Carlos Magno

A partir desta quarta-feira (17),a Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, em Ipanema, Zona Sul da cidade, abre as portas para a visitação pública da exposição sobre a história do complexo de favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, também localizadas na Zona Sul do Rio.

A mostra, que fica em cartaz até 11 de maio, foi organizada pelo Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado e conta com a participação de artistas das comunidades, que expõem esculturas, grafite, pinturas a óleo e vídeos de moradores das comunidades contando suas histórias e totens interativos com quiz.

A coordenadora-geral do Cidade, Ruth Jurberg, explica que a exposição foi organizada com base nas três grandes intervenções governamentais no complexo:  Cada Família Um Lote, iniciado em 1983; PAC Favelas, com início em 2007, e o Cidade Integrada, com ações locais desde 2021 e foco no urbanismo e no trabalho social.

“Esse evento é uma oportunidade para todos os cariocas e brasileiros conhecerem a história do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, através do olhar e da participação dos moradores, que contam sua própria história”, disse Ruth.

Advertisement

Em uma das salas da Laura Alvim é contada a história das favelas a partir de uma linha do tempo, com imagens dos projetos e obras de melhorias governamentais ao longo das décadas.

A exposição apresenta ainda uma sala que reúne desenhos feitos por crianças, adultos e idosos sobre os seus sonhos para suas comunidades onde vivem. Os trabalhos integram o projeto “Oficina do Imaginário”. A ideia é que as ilustrações sirvam como inspirações para futuros projetos urbanísticos locais.

Mensalmente, o Cidade Integrada realiza encontros entre lideranças comunitárias das favelas, representantes do poder público e moradores. O projeto também distribui gratuitamente um jornal com notícias sobre o complexo.

“Realizar essa exposição é mais um caminho para o Cidade Integrada mostrar o seu respeito ao Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. É um orgulho que o programa faça parte da agenda 2030 e do G20”, afirma Ruth.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de Cultura Laura Alvim recebe mostra sobre a história das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa de Cultura Laura Alvim recebe mostra sobre a história das favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui