Casa de luxo construída irregularmente é demolida na Rocinha

Prefeitura avalia que imóvel, contendo piscina e cascata, teve investimento de R$ 1 milhão na construção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Demolição de casa de luxo na Rocinha - Foto: Fábio Costa/Seop

Na manhã desta quarta-feira (08/08), a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou a demolição de uma construção de luxo erguida irregularmente na parte alta da comunidade da Rocinha, Zona Sul da capital fluminense, localizada na região denominada Roça.

A construção foi feita de forma ilegal, sem nenhum acompanhamento técnico, podendo trazer riscos à vida dos ocupantes e dos moradores do entorno, devido ao porte robusto das estruturas, que, de acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), deixam clara a intenção de realizar uma construção de grande porte. O terreno possui cerca de 450m². Engenheiros da Prefeitura estimam um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão na construção.

O imóvel possui ainda uma área de lazer com uma grande piscina com 3 metros de profundidade, com escorrega, e mais de 100 mil litros de água, aumentando assim o peso da construção sobre uma região instável.

Vale ressaltar que a piscina estava toda azulejada e com iluminação instalada na parte interna. Durante a operação, os agentes da Seop demoliram a cascata da mesma.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

”A demolição de construções irregulares é uma prioridade da Prefeitura, por isso já fizemos quase 3 mil operações como essas desde 2021. Aqui na Rocinha, hoje, nós estamos demolindo uma construção de luxo, com piscina. É uma construção que coloca em risco a vida das pessoas. Nosso objetivo principal é preservar vidas, evitar tragédias, são construções sem acompanhamento técnico e além disso, nós temos que frear a desordem na cidade. Então, nós vamos continuar fazendo essas operações para combater o crescimento desordenado e o desmatamento, e para garantir que a cidade se estabeleça de uma forma organizada, e acima de tudo preservando a vida da população”, afirma o secretário Brenno Carnevale.

Na construção, também foi usado mármore no acabamento, guarda corpo com alumínio, forma e estrutura da construção principal em andamento. A área de lazer já estava sendo usada antes mesmo da obra principal ser finalizada, pois a equipe encontrou churrasqueira, carvão, sacos de lixo com garrafa de bebidas alcoólicas vazias. Também participaram da operação agentes da Secretaria de Conservação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de luxo construída irregularmente é demolida na Rocinha

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Que está certo, está. Aliás
    certíssimo. O que vejo como incongruente é a explicação do porque. Pelo critério dado deveriam também demolir quase toda, ou senão toda, a rocinha. E pelo mesmo critério as demais construções irregulares do Rio sendo muitas delas mansões de gente intocável. O ESTADO agiu certo. Mas a lei e a ordem não podem ser aplicadas de forma seletiva e a critério do ESTADO. Infelizmente em países sem leis que funcionem as coisas acontecem assim.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui