Casa de Rui Barbosa celebra a literatura de cordel com debates, show e exposição de acervo raro

Forrozeiro e cordelista Marcus Lucenna fará o show “O Som do Cordel”, acompanhado de alunos e egressos do Instituto Villa-Lobos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Marcus Lucenna-Divulgação Cordei

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza entre os dias 21 e 23 de novembro, na sua sede em Botafogo (Rua São Clemente, 134), o 1º Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel. O evento reunirá autoridades, poetas, cantadores e estudiosos dessa manifestação artística, que é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, registrado no Iphan. A entrada é gratuita mediante inscrições no site (veja abaixo).

A programação contará também com aula-espetáculo dos artistas Chico de Assis e João Santana, apresentação artística do forrozeiro Marcus Lucenna (mais detalhes abaixo) e conferência com o escritor Braúlio Tavares. Uma mesa especial reunirá pesquisadoras e cordelistas mulheres para discutirem as “Vozes das Mulheres na Literatura de Cordel” (veja abaixo a programação completa).

O público visitante poderá ainda apreciar uma exposição com o acervo de cordel da FCRB, considerado um dos mais importantes do gênero, composto por cerca de 9 mil folhetos. Destaque para as obras de Leandro Gomes de Barros, considerado o autor e editor do primeiro folheto de cordel impresso, além de publicações de outros poetas como Azulão e Raimundo Santa Helena.

Show “O Som do Cordel”, com Marcus Lucenna

Um dos destaques da programação artística é o show “O Som do Cordel”, dia 22, às 17h, apresentado pelo forrozeiro e cordelista Marcus Lucenna. Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), o artista contará com a companhia de alunos e egressos do Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO.

Advertisement

Leia também

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

Juntos, Marcus Lucenna e o grupo apresentarão músicas que têm afinidade com as temáticas abordadas na literatura de Cordel. Estão incluídas aí músicas autorais do forrozeiro e composições criadas a partir de poemas de artistas que vão de Patativa do Assaré a Chico Buarque. A equipe de músicos é composta por Xandão Viana (sopros: flauta e sax soprano), Daniel Esperança (acordeão), Thiago Pires (Viola caipira), Filipe Sousa (violão), Lourenço Matheus (contrabaixo acústico), Rohl Martinez (percussão) e Júlia Rodrigues (bateria). Quem assina a direção musical e os arranjos é Lourenço Matheus, e a direção artística, Crispiniano Netto.

O presidente da FCRB, Alexandre Santini, um dos formuladores da Lei Aldir Blanc, o presidente do Iphan, Leandro Grass, e o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, estão entre os nomes confirmados para a conferência de abertura, dia 21/11, às 10h.

Serviço
1º Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel
21 a 23 de novembro de 2023
Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ.
Inscrições e informações
Grátis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de Rui Barbosa celebra a literatura de cordel com debates, show e exposição de acervo raro

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui