A rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo, bastante conhecida dos cariocas, protocolou um pedido de recuperação judicial, com dívida estimada em R$ 57,5 milhões, conforme documentos entregues na sexta-feira (28) à Vara de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem, em Campinas (SP).
O requerimento inclui a fábrica e as 28 filiais próprias situadas em aeroportos. As franquias da rede não fazem parte do pedido. Atualmente, no Rio de Janeiro, a Casa do Pão de Queijo possui 14 lojas.
Apesar do protocolo, as operações da empresa devem continuar normalmente na fábrica, nas lojas próprias e nas franquias, sendo previsto, inclusive, a abertura de novos pontos de venda e lançamento de produtos no final do ano.
Pandemia, juros e problemas climáticos
Em comunicado, a Casa do Pão de Queijo justificou que sofre perdas econômicas relevantes desde a pandemia da Covid-19 – com queda de 50% do faturamento em 2020.
O cenário, informou a empresa, foi agravado pelas pelo cenário de juros altos e episódios climáticos “desfavoráveis”, incluindo as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo a companhia, as chuvas no estado gaúcho causaram prejuízo de R$ 1 milhão por mês.
O artigo poderia explicar minimamente a relação desta crise da empresa com o problema das chuva no estado gaúcho.
A empresa em tela e outras devem estar pior agora, depois das falas anti mercado do governo, que joga com quem produz e emprega, gerando dívida e destruição social.