A Casa Firjan promove o II Encontro de Educadores do Século XXI, nos dias 27 e 28 de setembro. O encontro, gratuito, contará com a presença grandes especialistas sobre o tema como Sonia Guimarães, Chico Soares, Luciano Meira, Bárbara Carine, Kaká Werá e Frei Betto. Os desafios atuais e as tendências da Educação serão debatidos sempre com um foco central nos professores e suas experiências.
“A educação é um dos grandes desafios brasileiros hoje, seja pela necessidade de alcançarmos melhores resultados em qualidade e equidade, seja pelas inovações tecnológicas e novas demandas sociais que se somam ao contexto neste século XXI. Para fazermos frente a esses desafios, a formação continuada dos profissionais de educação é, sem dúvida, um fator dos mais relevantes”, destaca Luiz Césio Caetano, 1ºvice-presidente e presidente eleito da Firjan.
Desde 2023, a Casa Firjan tem promovido debates inovadores que conectam profissionais da educação em níveis nacional e regional, incentivando a troca de experiências e a adoção de novas práticas educativas. Esta iniciativa, que conta com as palestras, painéis e oficinas, faz parte do portfólio Firjan SESI para Educadores, que visa a formação continuada e a reflexão sobre práticas inovadoras na educação.
“Em um cenário onde as transformações são constantes, a preparação para o futuro depende de dois pilares fundamentais: o aprendizado contínuo e a inovação. No campo educacional, essa interseção se torna ainda mais crucial, pois o desenvolvimento de novas competências deve caminhar lado a lado com o avanço das práticas e tecnologias. É a partir desses dois vieses – o educacional e o de inovação – que se estrutura o portfólio SESI de Formação para Educadores da Casa Firjan”, pontua Maria Isabel Oschery, gerente de inovação empresarial a Casa Firjan
Eixos Temáticos
O II Encontro de Educadores do Século XXI será estruturado em torno de seis eixos temáticos que proporcionarão a troca de experiências sobre novas práticas educativas entre instituições e profissionais de educação. São eles: Transformação Digital, debatendo a transformação digital com foco nas pessoas, valorizando novas formas de pensar, aprender e aplicar tendências e tecnologias digitais na educação; Abordagem STEAM destacando a importância da integração entre os campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para desenvolver habilidades essenciais para o futuro; Sustentabilidade refletindo sobre a importância do educar sustentável e atento ao meio ambiente, comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; Diversidade, promovendo a valorização da diversidade cultural, das pedagogias decoloniais e da inclusão na educação, valorizando diferentes modos de ser e aprender; Metodologias Ativas, discutindo como promover a participação dos alunos no processo de aprendizagem, estimulando a construção colaborativa de conhecimento; Temas Transversais, abordando a urgência em encontrar caminhos para temas contemporâneos como saúde mental e clima escolar no dia a dia da prática docente.
“Enquanto setor público, em diálogo com o privado e a sociedade, precisamos construir e implantar políticas públicas efetivas de educação, que contemplem a inclusão, a criatividade, a inovação, e a sustentabilidade. A formação integral e cidadã do ser humano, professor e estudante, deve ser o cerne”, destaca o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, que vai estar presente no evento.
Serviço
II Encontro de Educadores do Século XXI
– Programação aqui
– Data: 27 e 28 de setembro
– Horário: 9:00 | 18:00
– Local: Casa Firjan | R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo | Rio de Janeiro