Casa França-Brasil recebe exposição ‘Lugar Geométrico’ no próximo sábado

Com obras de Raul Mourão, os trabalhos exploram as relações da arquitetura histórica com estudos que transmitem ao público uma experimentação íntima do processo de criação do artista; mostra ficará em cartaz até 16 de abril

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A exposição “Lugar Geométrico”, do artista carioca Raul Mourão, irá ocupar os espaços expositivos da Casa França-Brasil entre 18 de março até 16 de abril de 2023. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, a mostra reúne trabalhos em diferentes escalas que exploram as relações com a arquitetura histórica do prédio a partir das dicotomias entre dentro e fora, cheio e vazio, público e íntimo, instável e estável.

O título da exposição, “Lugar Geométrico”, inspira-se em um conceito da geometria analítica para propor reflexões sobre as questões de pertencimento que atravessam a arte contemporânea, tomando as formas e linhas como ponto de partida. Para isso, a exposição traz trabalhos que exploram o movimento pendular em esculturas de ferro da série Rebel, com destaque para duas obras em grande escala criadas por Raul em 2020 que irão ocupar o átrio central da Casa França.

Além disso, em uma dos salões laterais, serão apresentados maquetes e estudos de trabalhos já realizados e de séries ainda em desenvolvimento, transmitindo a sensação de uma visita ao atelier e propondo ao público uma experimentação íntima do processo de criação do artista.

Na sala menor a curadoria optou por apresentar uma espécie de visita ao ateliê. Decidimos então reunir num mesmo espaço desenhos de diferentes técnicas e formatos, fotografias, pinturas, um vídeo e um conjunto de 36 maquetes que nunca havia mostrado anteriormente. Essa montagem meio caótica onde vários meios convivem (por vezes antagônicos),  remete ao ambiente e as experiências que vão acontecendo e se sobrepondo cotidianamente do ateliê”, diz Mourão.

Advertisement

“Em meio ao turbilhão de imagens e ideias da contemporaneidade Raul Mourão cria, constrói e resinifica a essência construtiva na arte. Liberta de seus compromissos utópicos, a geometria se afirma como síntese de um discurso poético que acentua a atemporalidade da criação artística. Nesse encontro entre a objetividade do cálculo e a surpresa das poéticas dos movimentos pendulares a produção de Raul Mourão dialoga de maneira impactante com a arquitetura da Casa França Brasil e acentua a potência criativa do artista”, complementa Marcus de Lontra Costa, que divide a curadoria com Rafael Fortes Peixoto.

Serviço:

Abertura: sábado, 18 de março de 2023 – 14 horas

Exposição de 18 de março a 16 de abril

Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – Casa França-Brasil

De terça a domingo, das 10h às 17h

Horário de atendimento exclusivo para pessoas com deficiência intelectual e mental: quartas-feiras de 10h às 11h.

Local acessível para cadeirantes.

Entrada Gratuita   – http://casafrancabrasil.rj.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa França-Brasil recebe exposição ‘Lugar Geométrico’ no próximo sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa França-Brasil recebe exposição ‘Lugar Geométrico’ no próximo sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui