Casa Marambaia reproduz banquete do Imperador Dom Pedro II em Petrópolis

Assinado pelos chefs Ronald Villard e David Mansaud, o jantar conta com receitas e músicas da época

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Casa Marambaia Jantar Imperial (Foto: Leonardo Guimarães)

A Casa Marambaia, um hotel boutique localizado em Corrêas, região Serrana do Rio, realiza nos dias 20 e 21 de maio mais uma edição do “Jantar Imperial”. Na série de eventos gastronômicos, os chefs franceses Roland Villard e David Mansaud reproduzem receitas de época, buscando ser fiéis aos ingredientes e possíveis apresentações dos pratos, em um movimento de resgate da memória e da história de Petrópolis e do Brasil pelo paladar. Os jantares acontecem sempre na terceira sexta-feira e sábado de cada mês, com releituras de menus da coleção de Dom Pedro II. 

Para o “Jantar Imperial” desta edição, a dupla de chefs apresenta pratos como consomê imperial com sagu e presunto royale, caldo de gelatina de lagosta e legumes com creme de couve-flor e trouxinha de codorna e foie gras com acelga braseada e peito de porco defumado. O prato principal do menu é o tornedor com molho de tomate agridoce, acompanhado de batatas gratinadas e cogumelos. E, para encerrar o banquete, trilogia de profiteroles: avelã, Grand Marnier e frutas vermelhas. 

Completando a experiência de volta ao século XIX por meio da gastronomia, haverá uma apresentação de cordas, piano e flauta do quinteto Camerata Vivace, tocando um repertório fiel aos tempos de Dom Pedro II, proporcionando, também, uma experiência musical de outrora aos comensais.  

O “Jantar Imperial” custa R$ 225 (+10%) por pessoa, sem bebidas. As reservas devem ser feitas por telefone, pelo (24) 2236-3650 ou pelo (24) 99974-7608. 

Advertisement

“Jantar Imperial”  

Em março de 2021, para celebrar o 178º aniversário de Petrópolis e homenagear aquele que dá nome à cidade, Dom Pedro II, a Casa Marambaia deu início à série “Jantar Imperial”. Colecionador de menus franceses, o Imperador inspira os jantares especiais assinados pelos chefs Roland Villard e David Mansaud e realizados mensalmente desde então. A dupla francesa recria receitas encontradas no acervo de Dom Pedro II, em degustações servidas sempre no restaurante do hotel boutique em Corrêas. 

Villard e Mansaud realizaram uma extensa pesquisa sobre a coleção de menus do monarca brasileiro e os banquetes servidos na época do Império. A dupla reproduz as receitas usando os mesmos ingredientes e técnicas. Os chefs ainda criam apresentações o mais fieis possíveis à época, em um movimento de resgate da memória e da história de Petrópolis e do Brasil por meio da gastronomia. 

Os menus variam a cada mês. Desde o início da série, já foram reproduzidos banquetes como o servido em homenagem aos 40 anos do Jubileu da Rainha Vitória, em 1887 – com pratos como Vol-au-Vent de cogumelos e Sabayon de Champagne com morangos – e o que celebrou o centenário da independência dos Estados Unidos da América, em 1876 – quando foram servidos fondue de queijo com cogumelos e torradas e codorna aberta com molho agridoce de laranja e batata baroa assada. 

O creme de cogumelos à la “Richelieu” e massa folhada, a terrine de galinha com avelãs grelhadas, o ovo mole frito com creme de crustáceos e massa fresca, o Boeuf Bourguignon com cenoura glaceada, batata château e cebola caramelizada e o Saint-honoré de profiteroles de caramelo, chocolate e laranja estavam no menu servido em agosto de 2021, exatamente 138 anos depois do original.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Marambaia reproduz banquete do Imperador Dom Pedro II em Petrópolis
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casa Marambaia reproduz banquete do Imperador Dom Pedro II em Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui