Criada pelos escritórios de arquitetura Sergio Conde Caldas Arquitetura e Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados, casa IS 100, uma casa no Jardim Botânico foi destaque no site especializado em arquitetura ArchDaily. A Miguel Pinto, em uma parceria do Sergio e do Miguel Pinto Guimarães, é responsável pelo belíssimo projeto do novo Jardim de Alah, dá para ver o porquê de terem sido escolhidos nas fotos da casa que te chama de pobre em várias formas diferentes.
Na descrição dada pelos arquitetos localizada no alto do Jardim Botânico, a casa IS 100 valoriza a qualidade de vida e o bem-estar, cercada pela natureza e ar puro. O uso de materiais naturais com baixo impacto ambiental, como madeira e fibras, é enfatizado neste projeto, que busca sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
A residência conta com amplas aberturas que transcendem as fronteiras entre os espaços internos e externos, resultando em uma sensação de fluidez e dinamismo que enriquece a experiência do ambiente.
A casa foi projetada para uma família com um casal e 2 filhos adultos, e possui 3 pavimentos. No nível de entrada, encontra-se a garagem, com espaços para carros e bicicletas, personalizada especialmente para o casal, que tem o ciclismo como hobby e paixão. No mesmo nível, mas com acesso pela sala de estar, há a adega, uma sala multiuso, a academia e um jardim aberto.
No térreo, as áreas comuns, como a piscina, sauna, varanda gourmet e salas de estar e jantar, exibem a coleção pessoal e emocional da família, demonstrando sua paixão por arte e viagens. Todos os móveis e marcenaria da casa foram projetados pela Opy e escolhidos em conjunto com o casal, com atenção a cada detalhe.
O projeto de iluminação, assinado pelo escritório Maneco Quinderé, oferece várias configurações para a iluminação, proporcionando diferentes cenários para diferentes situações no mesmo ambiente, tornando-o mais versátil.
No andar superior, há uma sala aconchegante, um escritório e 3 suítes, sendo uma delas a suíte master com um espaçoso closet e banheiro. Todos os quartos têm uma varanda com vista para a natureza e o belo jardim da casa.
A residência serve como um refúgio do estresse e da desordem da cidade, mesmo estando localizada no coração do Rio de Janeiro, perto de todos os principais pontos turísticos, comerciais e movimentados da cidade.