A Casa Pacheco Leão, um dos edifícios históricos mais representativos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, estreia neste sábado, 29 de março, uma programação musical gratuita. As apresentações ocorrerão mensalmente, sempre aos sábados, em duas sessões: às 11h e às 15h, na varanda do imóvel restaurado.
A estreia será com o grupo Discurso Harmônico, formado pelos violinistas Roger Ribeiro e Luan Braga, que apresentarão o concerto “Chá como conexão – Goust Réunis em diálogo”. A proposta musical dialoga com a mostra “Rota do chá – botânica, cultura e tradição”, atualmente em cartaz na casa.
O repertório inclui obras como “Sonata para dois violinos em fá maior”, de Francesco Geminiani, “Sonata nº 2 em dó maior”, de Teodorico Pedrini, e a “Segunda suíte para dois violinos”, baseada em temas de óperas de Jean-Philippe Rameau.
“Vamos apresentar um repertório que vai do barroco chinês, passando pelo barroco europeu, até o barroco brasileiro, cantado por um protagonista muito especial e não tão evidente, o chá”, afirma Luan Braga.
O Discurso Harmônico é composto por músicos especializados na música dos séculos XVII e XVIII e se destaca por utilizar instrumentos históricos ou réplicas de época. O grupo adapta sua formação conforme o repertório e o espaço, variando de apresentações solo a conjuntos de câmara.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Casa Pacheco Leão foi reaberta ao público em novembro de 2023, após permanecer oito anos fechada. A reabertura marcou o início da exposição “Rota do chá – botânica, cultura e tradição”, que aborda a trajetória do chá no mundo e sua importância nas trocas culturais entre o Brasil e a China.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro desempenha papel central nessa história, por ter sido o primeiro local no país a cultivar a planta do chá (Camellia sinensis), introduzida no início do século XIX por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para essa missão.
Serviço
Concerto com o grupo Discurso Harmônico
Data: sábado, 29 de março
Horários: 11h e 15h
Local: Casa Pacheco Leão – Rua Jardim Botânico, 1008
Entrada gratuita (não é necessário ingresso para o Jardim Botânico)