Casa Poéticas Negras cria programação afrocentrada para FLIP 2023

Neste ano, a organização de impacto social que tem sede e atuação em Paraty, reforça a sua missão de dar voz às experiências, narrativas e expressões culturais afrobrasileiras e indígenas com foco no letramento racial e social

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Aquilombar-se. Essa é a proposta que a Casa Poéticas Negras leva mais uma vez para a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) como casa parceira oficial do evento, que será realizado entre os dias 22 e 26 de novembro, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Neste ano, a organização de impacto social que tem sede e atuação em Paraty, reforça a sua missão de dar voz às experiências, narrativas e expressões culturais afrobrasileiras e indígenas com foco no letramento racial e social. Para isso, reunirá em seu espaço editoras especializadas em literatura negra e indígena, escritores e escritoras, artistas e empreendedores, com uma programação recheada de debates e trocas afrocentradas .

Na Casa Poéticas Negras, acreditamos que o letramento racial e social é a base para a construção de uma sociedade justa e igualitária, onde cada voz é uma história a ser ouvida, cada identidade é um patrimônio a ser valorizado“, pontua Angela Damasceno, fundadora do Casa Poéticas Negras.

A programação da Casa Poéticas Negras deste ano contará com mais de 40 horas de atividades afroreferenciada, com mesas literárias, lançamentos de livros, sessão de autógrafos, slam, poesia, exibição do documentário Moa do Katende e shows. Tudo isso permeado com a presença de convidadas ilustres do Brasil, como Katiuscia Ribeiro, Luciana Barreto, Dani Balbi,Fayda Belo, a secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro Taina de Paula, e do exterior como a escritora cubana Teresa Cárdenas.

Advertisement

O espaço também será palco para o lançamento de mais de 50 publicações de obras dos catálogos das editoras Coletivo Diversos, FEMINAs, Jandira, Kitembo, Miolo Mole, Pallas e Telha, todas dedicadas à literatura afrobrasileiras, diaspóricas e indígenas.

“Aquilombar-se é reconectar-se com a força das nossas raízes e celebrar a magia de ter uma programação repleta de cultura negra e indígena, onde a diversidade é o nosso guia“, reforça Angela.

O que você só vê na Casa Poéticas Negras

Além da programação literária, o espaço contará com uma área dedicada ao empreendedorismo local e de impacto social, com a presença das marcas de Apoema, Ateliê de Benguela e Ateliê Lúh, Dani Guira.Quem também marcará presença é a NUDE, oferecendo degustação de seus produtos 100% plant based e zero pegada de carbono.

O que vai rolar?

Mesas literárias: Durante os cinco dias de evento, a Casa Negras Poéticas oferecerá gratuitamente ao público do evento, uma programação que exalta e promove o pensamento negro e indigena. Em todos os dias, escritores e escritoras,pensadores e artistas estarão apresentando suas ideias e pesquisas sobre temas diversos que atravessam a comunidade negra e indigena brasileira.

Leituras e performances poéticas: serão realizadas leituras de trechos de suas obras, bem como apresentações poéticas emocionantes que exploram as diferentes facetas do movimento afrobrasileiro e indigena da atualidade.

Espera-se que essas apresentações possam criar um elo e significância com o público presente.

Lançamento de livros e sessões de autógrafos: durante a Flip 2023, os autores do Casa Poéticas Negras lançarão novas obras, oferecendo aos leitores a oportunidade de adquirir

publicações autografadas e de interagir com os escritores de perto.

Sobre o Casa Negras Poéticas

Fundada em 2019, a organização de impacto social, com sede e atuação em Paraty, tem como propósito, promover a equidade racial e cultural por meio da educação, da valorização da identidade negra e indígena. Buscando capacitar, inspirar e unir comunidades, fortalecendo o letramento e a autoafirmação, para a construção de um futuro inclusivo e representativo.

Onde fica a Casa Negras Poéticas na FLIP?
Rua Comendador José Luiz, 398 Centro Histórico, Paraty
Onde acompanhar nas redes sociais?
Site:https://casapoeticasnegras.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/casapoeticasnegras/
Instagram: https://www.instagram.com/casapoeticasnegras/
Youtube:https://www.youtube.com/@casapoeticasnegras8717

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa Poéticas Negras cria programação afrocentrada para FLIP 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui