Casarão Centenário pode ir abaixo, em Cabo Frio, para construção de condomínio de luxo

Licenciamento do empreendimento, que prevê destruição do imóvel histórico para a construção de 16 mansões, tramita na Prefeitura. O Conselho Municipal de Patrimônio pode barrar a demolição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Evangelos Pagalidis

Cabo Frio pode ganhar mais um condomínio de luxo para chamar de seu. Um casarão centenário, localizado na Rua Coronel Ferreira, no bairro de Portinho, em Cabo Frio, poderá ser demolido para dar lugar a um condomínio de alto padrão. O imóvel, que pertence a uma família portuguesa de salineiros, os Gago, possui um estilo chalé normando, mas essa arquitetura será transformada, pois o projeto de construção do condomínio prevê cerca de 16 casas com 200m² cada uma, opções de três ou quatro suítes, piscina, espaço gourmet privativos e duas vagas de garagem, entre uma série de outros benefícios, bem de frente para o canal do Itajuru.

Segundo o portal “Folhas dos lagos”, os herdeiros do local solicitaram à Prefeitura autorização para demolir o casarão e construir o empreendimento. A redação do DIÁRIO DO RIO entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio e eles informaram que existem sim dois processos em aberto no município, “um referente à demolição e outro para a aprovação do condomínio, que está em processo de licenciamento, sem ter sido emitida nenhuma Licença para Demolição e Construção”.

Patrimônio Cultural

Mas, nem tudo são flores e construir esse condomínio não será tão fácil.

A Prefeitura afirma que o imóvel citado é particular, não é tombado pelos órgãos competentes e nem está localizado em área de tombamento federal e estadual. Contudo, membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cabo Frio (CMUPAC) rebatem a afirmação e dizem que qualquer imóvel com mais de 50 anos só pode ser demolido após amplo debate entre os conselheiros.

Advertisement

“Este imóvel, em questão, tem cerca de 100 anos. Então, para que o processo de demolição seja aprovado, ele precisa passar pelo Instituto Municipal do Patrimônio Cultural (Imupac), que deverá fazer o encaminhamento ao Conselho”,  explicou Sérgio Nogueira, presidente do Conselho, ao portal Folhas dos Lagos.

O CMUPAC estava inativo desde 2021, quando o atual governo municipal assumiu a Prefeitura. Os novos conselheiros foram empossados em fevereiro, no dia 28, tendo o arquiteto e secretário adjunto de Planejamento, Sérgio Nogueira como presidente, e Lucas Muller, do projeto Cabo Frio Solidária, como vice.

Miguel Alencar, vereador, presidente da Câmara de Cabo e um dos membros do Conselho Municipal, disse que já entrou em contato com o governo municipal para saber do andamento do processo de demolição do casarão histórico e acredita que o assunto será amplamente debatido entre os novos conselheiros sem a necessidade de intervenção da Câmara.

História

O historiador Evangelos Pagalidis disse ao DIÁRIO DO RIO que o casarão é uma construção do início do século XX (20), no final do bairro Portinho, em frente do canal do Itajuru. É um chalé de estilo eclético e foi construído pela família Gago. “Toda a área atrás do chalé eram salinas até o final dos anos 90. No início dos anos 2000, os herdeiros foram desmembrando a área e negociando com terceiros. Atualmente, cerca de 90% da área dessas 2 antigas salinas, abrangem o Shopping Park Lagos e o Novo Portinho”, afirma Pagalidis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casarão Centenário pode ir abaixo, em Cabo Frio, para construção de condomínio de luxo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui