Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Rua Joaquim Silva, números 97 e 97A, na Lapa. Quem já passou por esse endereço, pôde ver um casarão histórico. Antes abandonado, agora o imóvel está sendo reformado para se tornar um gastro-bar chamado “Bandolim“. O nome faz referência à história do local: trata-se da casa onde viveu Jacob do Bandolim.

Um dos maiores nomes do choro brasileiro, Jacob do Bandolim viveu no casarão e foi exatamente ali que aprendeu a tocar o instrumento que, mais tarde, viraria seu nome. O imóvel, repleto de detalhes art noveau, também já foi um prostíbulo. A mãe de Jacob, Raquel Pick, foi a primeira dona da local. Na época, ela trancava o filho no quarto durante a noite, quando o trabalho começava.

Antes do início das obras, a casa estava abandonada. O presidente do Instituto Art Déco do Brasil, Marcio Roiter contou que a casa foi saqueada e invadida, mas está sendo reformada e adaptada para o estabelecimento

A casa estava em ruínas, cheia de entulho, tinha sido saqueada, invadida… Felizmente não levaram as portas de peroba, que são para vida toda, lindas e de muita qualidade, mas por dentro foi toda saqueada. Agora, ela está sendo adaptada para ser um gastro-bar“, disse.

Roiter destacou ainda que a ideia é que o empreendimento mexa com toda a região, e não apenas com o prédio:

Vai ser a melhor opção para quem visitar a área, vai irradiar progresso, irradiar qualidade. Uma reforma como essa mexe não apenas com o prédio, mas com a região como um todo“.

Além disso, ele enfatizou a importância de manter um imóvel histórico como este: “É o que forma o tecido arquitetônico de uma cidade. Tem todas as épocas, não dá pra atualizar a cidade. Em cada tempo, foram tendo vários exemplos de boa arquitetura: com bons projetos, bons materiais, estética agradável… é muito importante manter“.

A previsão é que o restaurante seja inaugurado em março, mas a proposta é que o delivery inicie os trabalhos em 14 de fevereiro, dia de aniversário do Jacob do Bandolim.

2 COMENTÁRIOS

  1. A memorável apresentação de Elizeth Cardoso com o grupo de Jacob do Bandolim no Canecão é mostra da qualidade e de gênios da nossa arte esperamos que este espaço aproveite e resgate essas lembranças.
    Parabéns.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui