Casarão na Lapa onde viveu Jacob do Bandolim vai virar restaurante

A previsão é que o restaurante seja inaugurado em março e que o delivery inicie os trabalhos em 14 de fevereiro, dia de aniversário do músico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

Rua Joaquim Silva, números 97 e 97A, na Lapa. Quem já passou por esse endereço, pôde ver um casarão histórico. Antes abandonado, agora o imóvel está sendo reformado para se tornar um gastro-bar chamado “Bandolim“. O nome faz referência à história do local: trata-se da casa onde viveu Jacob do Bandolim.

Um dos maiores nomes do choro brasileiro, Jacob do Bandolim viveu no casarão e foi exatamente ali que aprendeu a tocar o instrumento que, mais tarde, viraria seu nome. O imóvel, repleto de detalhes art noveau, também já foi um prostíbulo. A mãe de Jacob, Raquel Pick, foi a primeira dona da local. Na época, ela trancava o filho no quarto durante a noite, quando o trabalho começava.

Antes do início das obras, a casa estava abandonada. O presidente do Instituto Art Déco do Brasil, Marcio Roiter contou que a casa foi saqueada e invadida, mas está sendo reformada e adaptada para o estabelecimento

A casa estava em ruínas, cheia de entulho, tinha sido saqueada, invadida… Felizmente não levaram as portas de peroba, que são para vida toda, lindas e de muita qualidade, mas por dentro foi toda saqueada. Agora, ela está sendo adaptada para ser um gastro-bar“, disse.

Advertisement

Roiter destacou ainda que a ideia é que o empreendimento mexa com toda a região, e não apenas com o prédio:

Vai ser a melhor opção para quem visitar a área, vai irradiar progresso, irradiar qualidade. Uma reforma como essa mexe não apenas com o prédio, mas com a região como um todo“.

Além disso, ele enfatizou a importância de manter um imóvel histórico como este: “É o que forma o tecido arquitetônico de uma cidade. Tem todas as épocas, não dá pra atualizar a cidade. Em cada tempo, foram tendo vários exemplos de boa arquitetura: com bons projetos, bons materiais, estética agradável… é muito importante manter“.

A previsão é que o restaurante seja inaugurado em março, mas a proposta é que o delivery inicie os trabalhos em 14 de fevereiro, dia de aniversário do Jacob do Bandolim.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casarão na Lapa onde viveu Jacob do Bandolim vai virar restaurante
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Casarão na Lapa onde viveu Jacob do Bandolim vai virar restaurante
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. A memorável apresentação de Elizeth Cardoso com o grupo de Jacob do Bandolim no Canecão é mostra da qualidade e de gênios da nossa arte esperamos que este espaço aproveite e resgate essas lembranças.
    Parabéns.

    • João, a memorável apresentação de Jacob do Bandolim e Época de Ouro, Elizeth Cardoso e Zimbo Trio foi no Teatro João Caetano, em FEV/1968, numa noite de forte tempestade no Rio de Janeiro.
      Existe o registro do show em 2 CDs, que fazem parte da caixa “Faxineira das Canções” com discos da Elizeth Cardoso, lançada em 2003 pela Biscoito Fino e produzida por João Carlos Carino e Hermínio Bello de Carvalho.
      O registro integral do show também pode ser acessado no excelente site do IMMuB, Instituto Memória da Música Brasileira.

      https://immub.org/album/elizeth-cardoso-zimbo-trio-jacob-do-bandolim-epoca-de-ouro-ao-vivo-no-teatro-joao-caetano

      É imperdível, ainda mais nesses tempos musicais. Aprecie sem moderação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui