Casos de tuberculose aumentam no Rio de Janeiro

Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que existem três principais fatores responsáveis pelo aumento de casos de tuberculose em todo o mundo: a desnutrição, as migrações e as mudanças climáticas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nos últimos anos, de acordo com o Ministério da Saúde, os casos confirmados de tuberculose no Brasil vêm aumentando constantemente. Dados revelam que a taxa média de incidência da doença em 2023 no país foi de 39,8 casos por 100 mil, sendo o Rio de Janeiro uma das áreas mais afetadas – registrando 71,7 casos. Já a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro afirma que, em 2023, foram notificados 2.500 novos casos, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que existem três principais fatores responsáveis pelo aumento de casos de tuberculose em todo o mundo: a desnutrição, as migrações e as mudanças climáticas. A desnutrição enfraquece o sistema imunológico da pessoa, que torna-se mais vulnerável à infecções como a da tuberculose. Indo além, as migrações em massa para centros urbanos causam a superlotação e, consequentemente, as más condições de moradia, que também prejudicam a saúde. Por fim, eventos causados por mudanças climáticas dificultam o acesso ao diagnóstico e tratamento da tuberculose.

“É muito importante estarmos atentos à tuberculose, já que, historicamente, o Rio de Janeiro é o estado mais afetado por essa doença no Brasil. Quando não tratada de forma adequada, essa condição, que afeta principalmente os pulmões, pode levar à sérias complicações de saúde ou até mesmo ao óbito”, detalha o dr. Alberto Chebabo, infectologista do laboratório Sérgio Franco, do grupo Dasa. “Seus principais sintomas incluem tosse persistente, febre, sudorese noturna e perda de peso sem motivo aparente, então é muito importante que, ao notar um ou mais desses sintomas, a pessoa busque atendimento médico o quanto antes.”

A principal forma de transmissão da doença é através de gotículas de saliva de pessoas infectadas. Com a aglomeração urbana e as condições sociais vulneráveis presentes em diversas áreas da cidade, o risco de propagação da tuberculose aumenta de forma considerável. Apesar do aumento de casos, a tuberculose é uma condição que pode ser curada através do tratamento adequado – que é feito através de antibióticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casos de tuberculose aumentam no Rio de Janeiro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui