O Castelinho do Flamengo, um dos mais belos cartões-postais da cidade, reabre suas portas neste sábado (21), às 16h, com a inauguração da Galeria Angelo Venosa. A mostra inaugural será “Clube: pinturas de berço”, do artista plástico Maxwell Alexandre, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira.
O Castelinho, que passa por revitalização através do Programa Cultura do Amanhã, abrigará a nova galeria em seu térreo. A abertura contará com a apresentação da DJ Kohama, com um repertório de ritmos brasileiros.
Maxwell Alexandre no Castelinho:
Cria da Rocinha, Maxwell Alexandre apresentará 16 pinturas inéditas em pequenos formatos, feitas em pastel seco e oleoso sobre linho. A série “Clube: pinturas de berço” retrata os banhistas do Clube de Regatas do Flamengo e fica em cartaz até 16 de março de 2025, com visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 18h.
Homenagem a Angelo Venosa:
A galeria recebe o nome de Angelo Venosa (1954-2022), um dos mais importantes artistas plásticos do país. Venosa destacou-se na cena artística a partir dos anos 1980 como um dos representantes da Geração 80.
Restauro completo:
Após a abertura da galeria, o Castelinho seguirá em reforma. A previsão é que o restauro integral do casarão, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, seja concluído em agosto de 2025.
Serviço:
Abertura da Galeria Angelo Venosa e da exposição “Clube: pinturas de berço”
Data: 21 de dezembro de 2024 (sábado)
Horário: 16h
Local: Castelinho do Flamengo – Praia do Flamengo, 158
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita