Castramóvel chega a São Gonçalo, Pavuna e Campo Grande, a partir desta segunda

Na próxima segunda-feira (13), será a vez de Campo Grande receber o ônibus do projeto, que ficará no estacionamento do Parque Shopping Campo Grande

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Castramóvel do RJPET, programa da Secretaria de Estado de Saúde, está na cidade de São Gonçalo e dos bairros da Pavuna e Campo Grande, nas Zonas Norte e Oeste do Rio, respectivamente, para realizar cirurgias de esterilização de cães e gatos. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (6), em São Gonçalo, no estacionamento do São Gonçalo Shopping; e na Pavuna, no estacionamento do mercado Supermarket. Na próxima segunda-feira (13), será a vez de Campo Grande, na Zona Oeste, receber o ônibus do projeto, que ficará no estacionamento do Parque Shopping Campo Grande.

As unidades de castração ficarão disponíveis à população por 30 dias, para atender a tutores de qualquer região do Estado, de forma gratuita. Vencido o prazo de realização dos serviços, os castramóveis seguirão para outros endereços. O horário de funcionamento é o mesmo em todos os veículos, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados.

Cada ônibus conta com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, que atuam nos processos de castração e devolução do animal. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos. Nos shoppings Jardim Guadalupe e Marapendi Shopping, ambos na capital, foram esterilizados, em apenas 30 dias, mais de sete mil animais.

De acordo com informações do Governo do Estado do Rio, os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br. Cada protetor pode agendar até oito castrações mensais, e tutor, um animal por mês.http://rjpet.com.br

Advertisement

A subsecretária Camila Costa ressalta que, na impossibilidade de levar um bichinho até um ônibus de castração, as pessoas têm a opção de agendar, pelo site, o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa. O governo estadual conta com convênio em todas as regiões do Rio. Os endereços estão disponíveis na página.

O Governo do Rio de Janeiro deu início à esterilização de cães e gatos, em dezembro de 2021 e, em apenas 12 meses, castrou mais de 200 mil animais. A iniciativa, cujo objetivo é diminuir o número de animais abandonados nas ruas, é o maior projeto de castração móvel do mundo.

Samuel Lima Pereira Figueira, veterinário do RJPET, explica que uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Assim, as ruas do Rio passariam a contar 1.728 gatos abandonados. As cadelas, de acordo com o veterinário, podem gerar 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

“O procedimento reduz os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território,” explica o veterinário.

Serviço:

Castramóvel RJPET São Gonçalo:

São Gonçalo Shopping – Rodovia Niterói Manilha, 100 – Boa Vista.

Castramóvel RJPET Pavuna:

Estacionamento do Supermarket – Avenida Srg. De Milícias – 41 A.

– Período: 6 de março até 6 de abril de 2023 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)

Horário: das 8h às 14h

Castramóvel RJPET Campo Grande

ParkShopping Campo Grande – Estrada do Monteiro – 1.200.

– Período: 13 de março até 13 de abril (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)

Horário: das 8h às 14h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castramóvel chega a São Gonçalo, Pavuna e Campo Grande, a partir desta segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui