Castramóvel chega aos bairros de Campo Grande e Santa Cruz

Veículo adaptado para o procedimento veterinário iniciará as atividades no dia 12/09 e dia 13/09

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os donos de cães e gatos da zona oeste já podem castrar seus bichinhos de graça. Os procedimentos vão começar na próxima segunda-feira, (12/09), na estrada do Monteiro, 1200 – dentro do estacionamento do Park Shopping. E no dia 13/09, terça-feira, na Rua Felipe Cardoso, 540 – no Santa Cruz Shopping.

Desde dezembro de 2021, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, cinco ônibus atuaram no estado: começou pela comunidade da a comunidade da Muzema, Engenho de Dento, Maracanã, Itaguaí e Lagoa. Atualmente dois ônibus estão realizando os procedimentos: na Ceasa, e em Niterói. Próximas paradas, Campo Grande e Santa Cruz.

Até o momento mais de 130 mil animais já foram castrados. Os procedimentos também são realizados nas clínicas credenciadas pela pasta.

Os agendamentos das castrações já estão abertos para os ônibus que irão atender a população na sede do Park Shopping, e do Santa Cruz Shopping, ambos na zona oeste do Rio”, avisa a subsecretária de Proteção Animal, Camila Costa.

Advertisement

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa: rjpet.com.br.

Importância da castração

De acordo com o veterinário Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas) evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território”, esclarece o veterinário Samuel Lima.

Sobre o ônibus de castração itinerante

O castramóvel conta com aproximadamente 50 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 40 minutos.

A equipe trabalha com cães e gatos em dias alternados, para facilitar o manuseio com os animais. Todo animal, antes de ser castrado, passa por uma avaliação do veterinário que diz se ele está ou não apto para o procedimento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castramóvel chega aos bairros de Campo Grande e Santa Cruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui