Castro afirma que o Rio voltou para o mapa dos investimentos

Durante o Seminário Diálogos RJ, o governador falou sobre a vocação do Rio de Janeiro para os grandes negócios e o resgate da credibilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - RJ - 27/04/2023 - O governador Cláudio Castro participa do Seminário Diálogos RJ. Foto: Rafael Campos

Nesta quinta-feira (27/04), o novo cenário econômico do Rio foi tema do Seminário Diálogos RJ, realizado pela editora Globo no Centro do Rio. Durante o evento, o governador Claudio Castro falou sobre a vocação do Rio de Janeiro para os grandes negócios e o resgate da credibilidade, que favorece a atração de empresas e a criação de empregos.

Números mostram que há um cenário econômico diferente no Rio de Janeiro. Em 2022, conquistamos o terceiro lugar no ranking nacional de abertura de empreendimentos, com mais de 295 mil novos negócios. Foram mais de 194 mil empregos formais criados. Além disso, somos o segundo maior mercado consumidor. Estamos passando por um momento de recuperação. Nós temos uma indústria forte, um comércio forte e tivemos a coragem de tomar as decisões certas na hora certa“, disse Claudio Castro.

Durante o debate, Eduardo Eugênio, presidente da Firjan, afirmou que o Rio de Janeiro, que possui o segundo maior parque industrial do Brasil, tem potencial para se tornar um hub de energia verde. “Se o Governo estruturar um município, por exemplo, dando condições e infraestrutura local, a indústria vai querer ir para lá e assim vai gerar mais emprego e desenvolvimento econômico. Temos que andar todos juntos“, afirmou.

Já Antônio Queiroz, destacou a importância do auxílio do Estado na desburocratização para a abertura de empresas. Apenas no último mês de março, foram abertos 6.709 novos negócios no Rio de Janeiro.

Advertisement

Na segunda mesa de debates que discutiu os desafios para a geração de emprego e renda no futuro, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou que o estado do Rio de Janeiro está no caminho certo.

Estamos muito acima de outros estados, principalmente em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Fomos o primeiro estado a tirar do papel o Marco Legal do Saneamento e a concessão de saneamento feita aqui virou modelo para outros estados. Em menos de dois anos essa iniciativa já gerou cerca de 10 mil empregos. E a expectativa é que a novas concessionárias gerem cerca de 25 mil postos de trabalho ao longo de todo o processo. O Rio vem fazendo o seu papel e no ranking nacional, segue entre os estados que mais geram postos de trabalho formal”, disse Miccione.

Durante o evento ainda foram destacadas as potencialidades do estado na geração de empregos em setores como óleo e gás, indústrias e logística. A mesa de debates contou com a mediação do jornalista Ascânio Seleme e a participação do Diretor da FGV Social, Marcelo Neri.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castro afirma que o Rio voltou para o mapa dos investimentos
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Esses governantes do Rio sao uma piada…..industrias (aos montes) onde? “Passaram a perna en outros Estados onde????
    Minas e Bahia passaram a perna faz tempo nesse “ranking” citado em relação ao crescimento da industria ….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui