Castro contrata Companhia Paulista de Trens (CPTM) para avaliar sistema ferroviário do Rio

Os dados serão essenciais para a elaboração do novo edital de licitação que escolherá a empresa substituta da Supervia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Supervia

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, ao custo de mais de R$ 2,4 milhões, para avaliar o sistema ferroviário atualmente administrado pela Supervia. A CPTM será responsável por elaborar estudos técnicos e mensurar os custos de operação, manutenção e estabilização do sistema. Essas informações serão fundamentais para o futuro edital de licitação que definirá a nova empresa responsável pela operação ferroviária.

A malha ferroviária urbana do Rio possui 270 km de extensão, distribuídos em cinco ramais, três extensões e 104 estações. Diariamente, cerca de 300 mil pessoas utilizam os trens para se deslocar. Em comparação, a CPTM, com uma malha ferroviária menor e metade das estações do sistema fluminense, transporta diariamente um público cinco vezes maior do que o da Supervia.

O acordo para a contratação da CPTM foi firmado em São Paulo pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e pela Central Logística. A Supervia, que atualmente opera o serviço, está em recuperação judicial e deverá devolver a administração do sistema ao governo até o fim do mês, conforme o acordo em negociação com a Procuradoria Geral do Estado.

O prazo para a entrega dos estudos pela CPTM é de 30 dias a partir da emissão da ordem de serviço. Os dados serão essenciais para a elaboração do novo edital de licitação que escolherá a empresa substituta da Supervia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Castro contrata Companhia Paulista de Trens (CPTM) para avaliar sistema ferroviário do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui