Catete: Prefeitura realiza ações de revitalização na Rua Pedro Américo, nesta quarta-feira

Moradora da Rua Pedro Américo há 27 anos, Ieda Cereijo, afirmou que nunca viu uma mobilização de tamanha envergadura acontecer na rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A Prefeitura realizou vários serviços na via, durante esta quarta-feira / Wikipédia

O projeto “Corredores de Excelência”, capitaneado pela subprefeitura da Zona Sul, esteve nesta quarta-feira (24), na Rua Pedro Américo, no bairro do Catete. No local, foram realizados serviços, como: tapa-buraco, limpeza de ralos e bueiros, vacool, revitalização de pedras portuguesas, manutenção de sinalização gráfica viária vertical, poda e manejo arbóreo manual e mecanizado, entre outras medidas de revitalização urbana.

O subprefeito Flávio Valle, explicou que semanalmente uma rua da Zona Sul será visitada para receber serviços em conformidade com as suas necessidades.

“A cada semana estamos em uma rua diferente executando diversos serviços para melhorar a vida das pessoas, além das revitalizações, nosso contato direto com a vizinhança tem gerado resultados positivos na construção de uma cidade mais organizada”, disse Flávio Valle.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Catete, Largo do Machado e Adjacências (ACLAMA), Arlindo Pereira, avaliou que a aproximação entre o poder público e a comunidade impacta de forma significativa a dinâmica da região recebedora dos serviços.

Advertisement

“Ontem estivemos juntos na reunião da ACLAMA debatendo os problemas e propondo soluções e hoje a subprefeitura trouxe esse mutirão de serviços, algo muito importante para que possamos cuidar cada vez melhor do nosso bairro”, relatou o presidente da associação.

Moradora da Rua Pedro Américo há 27 anos, Ieda Cereijo, afirmou que nunca viu uma mobilização de tamanha envergadura acontecer na rua.

“Um mutirão de serviços como este é algo que nunca havia acontecido na nossa rua, estamos felizes e com esperança de que as coisas melhorarem”. Ela disse ainda que alguns moradores se comprometeram a colaborar com a manutenção da rua, em parceria com a Prefeitura. O que vai deixar a Pedro Américo mais bonita e agradável de transitar.

Os agentes da subprefeitura também realizaram um trabalho de orientação de condomínios e estabelecimentos comerciais sobre os cuidados com as calçadas, que são um bem público cuja conservação é regida por Lei Municipal, a qual determina  que a conservação, manutenção e reforma da calçada em frente ao seu imóvel deve ser de responsabilidades de tais usuários.

A Prefeitura escolhe os logradouros que passarão por revitalização, através do número de pedidos realizados pelo canal 1746 e outros canis diretos. Em 2023, os moradores da Rua Pedro Américo fizeram 50 pedidos de intervenções.

Semanalmente, um logradouro será beneficiado pela iniciativa, que acontece todas às quartas-feiras. O “Corredores de Excelência” conta com a parceria de diferentes órgãos municipais. Entre eles estão a Secretaria de Conservação, CET-Rio, Comlurb, Rio-Luz, Assistência Social, entre outros.

A operação, que teve início em abril, já atendeu a ruas de Copacabana, Botafogo e Leme.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Catete: Prefeitura realiza ações de revitalização na Rua Pedro Américo, nesta quarta-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui