Cauâ Baptista: Textor é brasileiro

O colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o americano John Textor, dono da empresa que comprou 90% da sociedade anônima de futebol do Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Crédito: VITOR SILVA/BOTAFOGO

Eagle Holdings, empresa que comprou 90% da sociedade anônima de futebol do Botafogo Futebol e Regatas em 3 de março de 2022 por 1,4 bilhão de reais envolvendo as dívidas do clube e aporte financeiro na equipe. O dono da companhia é o americano John Textor que até o momento da compra era um empresário pouco conhecido em terras brasileiras e dono de alguns outros clubes conhecidos mundialmente como o Crystal Palace, da Inglaterra, e pouco tempo depois o Lyon, da França.

?Pouco a pouco o nome de John Textor vai sendo mais conhecido pela mídia com ações pouco emocionais e mais profissionais que causaram espanto tanto na torcida tal qual no meio do futebol como um todo, por exemplo a venda do jogador Jeffinho que vinha se destacando no Brasil para o Lyon, a troca do treinador Enderson Moreira onde foi campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73% em 2021 pelo, até então desconhecido, Luís Castro. Castro que passou por um período turbulento onde a torcida pedia sua demissão e o clube, a pedido de Textor, o manteve e realizou a melhor campanha da história do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de pontos corridos.

?Cada vez mais familiarizado com o ambiente carioca era comum ver John pelas ruas do Rio, torcendo para o Botafogo em outros esportes e dando seus pitacos quanto a gestão e tramites do futebol brasileiro. Quando o clube vai mal, o empresário americano tende a dar as caras também, dando seus pitacos dessa vez mais ríspidos e diretos tornando a figura de seu homem forte do futebol quase que uma figuração.
?John Textor se habituou tanto ao Rio de Janeiro que hoje nos lembra antigos cartolas com suas declarações a beira de campo pós jogo, acusações de conspiração, brigas explicitas com torcida organizada, tweets, cartas abertas e notas oficiais que marcam a nova geração dos cartolas do Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cauâ Baptista: Textor é brasileiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui