Cavaleiro do Santo Sepulcro, figura de destaque no Rio recebe alta condecoração militar nos EUA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Após concluir seu trabalho como Diretor Executivo alterno do Brasil e do Suriname no Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, em Washington, D.C., Márcio Sette Fortes decidiu aproveitar sua dupla formação em Economia e Direito, e seus títulos de MBA, Mestre e Doutor, e aplicar para um programa de Visiting Researcher – pesquisador visitante- em uma das prestigiosas escolas da região.

As credenciais pretéritas de Diretor do Brasil no BID, em Washington; de Diretor e Conselheiro da Sociedade Nacional de Agricultura SNA e de Coordenador e Professor do IBMEC, no Brasil, foram fundamentais para abrir caminho para um Visting Researcher Program (em inglês, como tradicionalmente se usa dizer também no Brasil).

Não tardou para que aparecesse um convite do Inter-American Defense College IADC; entidade educacional da Junta Interamericana de Defesa que, por seu turno, é instituição da Organização dos Estados Americanos OEA.

Advertisement

O Visting Researcher no exterior é entendido, no Brasil, como um estágio pós-doutoral. Uma oportunidade de pesquisa de ponta que proporciona a ampliação de conhecimentos após a obtenção do mais alto grau acadêmico. Para Sette Fortes, o convite permitiu sua filiação a uma entidade de enorme prestígio, pertencente ao concerto multilateral hemisférico da OEA.

O Inter-American Defense College IADC funciona no Fort McNair, em Washington, D.C. e lhe permitiu o contato direto com militares dos mais variados países das Américas e Caribe, membros da OEA. Uma oportunidade ímpar, para conduzir seu trabalho no âmbito da segurança e defesa hemisféricas. O tema escolhida para seu trabalho foi a mitigação de ameaças à Segurança Alimentar.

Para além de sua função de Visiting Researcher, com a anuência da direção do IADC, Sette Fortes engajou-se nas atividades extra-classe da turma do Mestrado em Segurança e Defesa Interamericanas.

Entre os anos de 2023 e 2024, participou de missões e treinamentos sobre segurança e defesa na OEA, em Washington; na ONU, em New York; e em outras instituições como o Centro de Inteligência de El Paso, no Texas e a Guarda Costeira – Homeland Security, na Florida.

O interesse pelo conhecimento, acima da média; o excelente relacionamento com os alunos dos 18 diferentes países que compunham a turma; a contínua participação como representante da Divisão de Pesquisa do IADC, nas mais diferentes atividades institucionais; sua participação como professor palestrante do curso e palestrante convidado da Conferência Mundial do IADC o tornaram elegível, por indicação de seus pares, a uma homenagem pelo empenho e dedicação exercidos.

A homenagem militar, por meio da SERVICE MERITORIOUS MEDAL, concedida a Sette Fortes, um civil e representante do Brasil, durante cerimônia no Fort McNair em Washington, D.C., em março último, é a conquista do esforço, do interesse e da dedicação no trabalho diário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cavaleiro do Santo Sepulcro, figura de destaque no Rio recebe alta condecoração militar nos EUA
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui