O Rio de Janeiro lidera os casos de maus-tratos contra animais desde 2018. De acordo com relatos, cães, gatos e cavalos são as principais vítimas. Recentemente, vídeos que circulam nas redes sociais flagraram um cavalo sendo arrastado por um carro pelas ruas da Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade.
Testemunhas filmaram o flagrante enquanto passavam pela região. Nas imagens é possível ver que o animal estava amarrado a uma corda e atravessava a Ponte da Ilha do Governador, em direção à Linha Vermelha.
No vídeo, o bicho anda ao lado dos carros, que estavam em um engarrafamento. O mesmo animal já tinha sido visto arrastado pelo veículo em outra área da Ilha, próximo ao Hospital Municipal Evandro Freire, no bairro Portuguesa.
A Guarda Municipal informou ao Site G1 que não presenciou a ação. O órgão ressaltou que transportar pessoas, animais ou cargas nas partes externas de veículos, exceto em casos autorização, é uma infração de trânsito grave.
Não é a primeira vez: Relembre outro caso
No mês passado, um registro feito próximo ao Shopping Nova Iguaçu chamou atenção nas redes sociais: duas pessoas foram flagradas carregando um cavalo em uma moto na Avenida Abílio Augusto Távora, na Baixada Fluminense.
Nas imagens, o animal demonstrava estar desconfortável e dava coices para tentar se soltar.
A prefeitura do município afirmou, na época, que os agentes da Secretaria Municipal de Trânsito monitoram as ruas diariamente, mas não chegaram a flagrar a situação e nem receberam qualquer chamada sobre o transporte ilegal do animal.
Entre 2018 e março de 2024, o Rio liderou as denúncias de maus-tratos contra animais, com 28.149 ocorrências. São Gonçalo (3.576), Nova Iguaçu (3.470), Duque de Caxias (2.734) e Niterói (2.507) aparecem na sequência. Na capital, os bairros de Campo Grande (2.291), Jacarepaguá (1.165), Realengo (1.010), Bangu (858) e Santa Cruz (857) têm os maiores índices.
Arrastado?