CCBB do Rio convida o fotojornalista Evandro Teixeira para roda de conversa aberta ao público

Este evento integra a exposição das fotografias de Evandro Teixeira e poderá ser prestigiado gratuitamente, com a retirada de ingressos nas bilheteiras físicas ou através do site

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pedro Sias

O renomado Evandro Teixeira, uma das figuras mais proeminentes do fotojornalismo brasileiro, estará presente em uma conversa única e aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), no próximo dia 5 de outubro, às 18h. Este evento, que integra a exposição “Evandro Teixeira, Chile, 1973” poderá ser prestigiado gratuitamente, com a retirada de ingressos uma hora antes do início da conversa nas bilheteiras físicas ou através do site www.ingressos.ccbb.com.br.

A mostra, que permanecerá em exibição até o dia 13 de novembro de 2023, traz à tona uma série de imagens impactantes capturadas por Evandro Teixeira durante sua passagem pelo Chile em 1973, poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro. A serviço do Jornal do Brasil, o fotógrafo testemunhou e documentou a cidade de Santiago sitiada, sob ocupação militar.

A exposição no CCBB RJ apresenta aproximadamente 160 fotografias de Evandro Teixeira, um baiano radicado no Rio de Janeiro, que dedicou quase seis décadas de sua carreira ao jornalismo carioca, com 47 anos de atuação no Jornal do Brasil. Com curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, a mostra chega à cidade após o sucesso de sua apresentação no IMS Paulista, integrando a parceria entre as duas instituições estabelecida em 2022, com patrocínio do Banco do Brasil.

A exposição destaca imagens em preto e branco, com ênfase na cobertura internacional. Por lá você encontrará imagens impressionantes do Palácio De La Moneda, que foi bombardeado pelos militares, bem como dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional de Santiago e do funeral de Pablo Neruda. E estes registros históricos ilustram a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet.

Advertisement

E além das fotos do Chile, a exposição exibe também imagens registradas por Evandro durante o período da ditadura civil-militar no Brasil, estabelecendo um diálogo entre os contextos históricos dos dois países. Monitores estrategicamente posicionados no espaço expositivo apresentam trechos de filmes documentários da época, como “Setembro Chileno” de Bruno Moet e “Brasil, Relato de Uma Tortura” de Haskell Wexler e Saul Landau.

A mostra também conta com a exibição de livros, fac-símiles e outros objetos, incluindo máquinas fotográficas e credenciais de imprensa.

Serviço: Conversa com Evandro Teixeira, Chile, 1973

  • Data: 5 de outubro de 2023, às 18h
  • Local: Auditório 3º andar
  • Capacidade: 107 lugares
  • Retirada de ingressos: 1 hora antes do início do evento, nas bilheteiras físicas e pelo site www.ingressos.ccbb.com.br do CCBB RJ
  • Exposição: Até 13 de novembro de 2023
  • Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
  • Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
  • Classificação indicativa: 14 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB do Rio convida o fotojornalista Evandro Teixeira para roda de conversa aberta ao público
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CCBB do Rio convida o fotojornalista Evandro Teixeira para roda de conversa aberta ao público
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui