CCBB do Rio reúne obras clássicas do cineasta contemporâneo Tim Burton

Além da exibição de 42 títulos dirigidos e produzidos pelo cineasta, a mostra oferecerá debates, masterclass, oficinas e palestras ao público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Para 2023, Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, realizará uma retrospectiva de O Cinema de Tim Burton de 4 a 6/1, garantindo diversão e arte para o público carioca e para os inúmeros turistas que visitam a cidade nesta época do ano. A mostra exibirá 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas metragens que são referências na carreira do diretor.

Será a maior mostra de filmes já realizada no Rio de Janeiro dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, que se tornaram clássicas, sucessos de público e de crítica, a retrospectiva apresentará desde um dos primeiros filmes de Tim Burton, o premiado curta Vincent (1982) até o remake de Dumbo (2019), passando por alguns títulos como, A Noiva Cadáver (2005), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Alice no País das Maravilhas (2010), Os Fantasmas se Divertem (1988) e Batman (1989), o maior sucesso de bilheteria de Burton.

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá diversas atividades extras, todas gratuitas, como por exemplo: o debate “O estranho Mundo de Tim Burton”, com a professora e diretora de arte Beth Jacob, o jornalista e crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira e a mediação do curador da mostra Breno Lira Gomes; a palestra “Batman na visão de Tim Burton”, com o crítico e cineasta Mario Abbade; a masterclass “O gótico estilizado – A Literatura Gótica no Cinema de Tim Burton”, com o professor e curador Eduardo Reginato; caracterização com maquiagem para o público e participações de cosplays de personagens icônicos de Burton. Para a palestra e a masterclass, serão distribuídas senhas a partir de meia hora antes do início do evento na entrada do Cinema.

O idealizador e curador da mostra, comenta sobre a magnitude da obra do diretor. “Tim Burton é um cineasta que tem fãs espalhados em todo o mundo. Seus filmes são muito marcantes visualmente. Esse mundo disforme em que, ao mesmo tempo, parece que você está num sonho e num pesadelo, personagens amalucados, os cenários e figurinos tão bem elaborados e uma trilha sonora marcante sempre me fascinaram na obra de Tim Burton”, disse Breno, que já assinou a curadoria e a produção de retrospectivas de Pedro Almodóvar, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Walter Carvalho, Grande Othelo e Ruth de Souza.

Advertisement

Depois do Rio, a mostra segue para o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, de 25/1 a 26/2, na sequência para o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, de 1/2 a 6/3, que montará uma estrutura exclusiva para as exibições. A programação e as sinopses dos filmes que estarão em exibição na mostra, estão disponíveis em: ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/ocinemadetimburton


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB do Rio reúne obras clássicas do cineasta contemporâneo Tim Burton
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CCBB do Rio reúne obras clássicas do cineasta contemporâneo Tim Burton
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui