CCBB Educativo Lugares de Culturas lança ‘Caderno Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak’

O caderno conta com os registros de algumas das histórias por trás das fotos da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, em cartaz no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Está disponível ao público o caderno com os registros de algumas histórias por trás das fotos da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, o exemplar conta o olhar acurado de um fotógrafo japonês que, cansado de acompanhar guerras e conflitos em lugares como Afeganistão, El Salvador, África do Sul e Palestina se embrenha pelas florestas brasileiras em convivência com os povos originários indígenas.

A publicação conta algumas das histórias que estão por trás das fotografias feitas por Hiromi Nagakura em suas viagens com Ailton Krenak ao longo de cinco anos pelo Brasil. Em março desse ano (2024) foram feitas entrevistas com personagens fotografados por Nagakura no período das viagens, entre 1993 e 1998, e que agora se veem na exposição. Entre eles estão Marineusa Pryj Krikati, Salete Caapirk Krikati, Leopardo Yawa Bane Huni Kuin, Caimi Waiassé Xavante. Além deles, foram ouvidos o próprio Nagakura, Eliza Otsuka, produtora que participou das viagens e atua como tradutora para o fotógrafo, e Ailton Krenak, que participou de toda jornada e é o curador da exposição.

A editora do caderno, Daniela Chindler, diz que o ponto de partida para a publicação foi o entendimento de que a oralidade é a forma milenar dos povos indígenas de documentar e passar adiante suas culturas. O material de pesquisa que complementa os depoimentos dos entrevistados foi baseado em vídeos, produções artísticas e falas de representantes dos povos Yanomami, Yawanawá, Ashaninka, Huni Kuin, Krikati e Xavante.

A edição tem dez mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A versão digital estará disponível no site do CCBB – bb.com.br/cultura, na aba “Catálogos”.

Advertisement

 – Ficha técnica:

– Tiragem: dez mil exemplares

– Número páginas: 23

– Valor: gratuito

– Entrevistas e Redação: Daniela Chindler e Helena Barsted Young

– Colaboração na escuta de Ailton Krenak: Carlos Eduardo Cassiano e Philipe

Baldissara Antunes

– Edição: Daniela Chindler

– Revisão: Sol Mendonça

– Design: Giovanna Cima

– Criação: Sapoti Cultural

– Patrocínio: Centro Cultural Banco do Brasil

– Idealização: Instituto Tomie Ohtake

– Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal do Brasil

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

– Serviço:

– CCBB Educativo – Lugares de Cultura

– Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar

– Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

– Telefone: (21) 3808-2070

– E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br  

– Mais informações em bb.com.br/cultura 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB Educativo Lugares de Culturas lança 'Caderno Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui